Pular para o conteúdo principal

Missa do 7° dia da Novena de Santo Antônio - Ewbank da Câmara

MISSA DO 7° DIA DA NOVENA - 10 de junho


COMENTÁRIO INICIAL

Com.: Quando celebramos a Santa Missa neste 7° dia da novena de Santo Antônio, temos a alegria de recordar como nosso Padroeiro foi um grande “Defensor da Eucaristia”. Jesus entregou à Igreja o grande mistério do seu Corpo e do seu Sangue para a salvação do mundo. É dever nosso, em união com nossos Pastores, o Papa e o nosso Bispo, celebrar, defender e experienciar, a exemplo de Santo Antônio, este mistério tão grandioso! Cantemos para receber o Padre Camilo e seus auxiliares! 


ANTES DAS LEITURAS

Com.: Ouçamos com atenção a Palavra que hoje Deus nos dirige!


PRECES

(Motivação espontânea pelo celebrante)

Com.: A resposta de nossos pedidos será: Senhor, escutai a nossa prece!

1. Pela Igreja católica no mundo inteiro, viva cada vez mais intensamente do mistério da Eucaristia, rezemos ao Senhor!

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

2. Pelo Papa, sucessor do Apóstolo Pedro, a fim de que possa cumprir fielmente a sua missão de apascentar o rebanho de Cristo, rezemos ao Senhor!

3. Para que o exemplo de Santo Antônio, Defensor da Eucaristia, provoque em nós o desejo vivo de mergulhar cada vez mais no mistério do Sacramento do Altar, rezemos ao Senhor!

4. Para que nossa participação na Eucaristia seja fonte de transformação da nossa vida, rezemos ao Senhor!

5. Por todos os que, em nossa paróquia, passam por provações, para que o amor nos inspire palavras e ações a fim de manifestarmos nossa solidariedade para com eles, rezemos ao Senhor!


FATO DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Um dia Frei Antônio estava fazendo um sermão entusiasmado sobre a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Um homem ia passando na praça, montado em sua mula, e parou para escutar. Era um herege que não acreditava na Eucaristia. Começou até a caçoar do santo e a desafiá-lo: - Tudo mentira desse frade! Eu só acredito nessa história, se a minha mula se ajoelhar diante dessa hóstia. Santo Antônio ouviu e aceitou o desafio. Disse mais ainda: Que deixasse a mula sem comer durante três dias e a trouxesse para a praça no dia combinado. O povo estaria esperando. E o santo iria trazer o Ostensório com a Hóstia Consagrada. No dia marcado, em plena praça, diante de grande multidão, apareceu o herege puxando a sua mula. Vinha cambaleando de fome. Logo depois chegou o santo conduzindo o Ssmo. Sacramento. A mula foi colocada entre o padre com a Hóstia e o monte de capim. O povo ficou naquela expectativa. O animal, desprezando o capim, dobrou lentamente os joelhos dianteiros diante da santa Hóstia. E assim ficou até que o santo mandasse levantar-se. O júbilo do povo foi indescritível. Dizem que o herege, bastante envergonhado, se converteu. 


ORAÇÃO PELA FAMÍLIA

Santo Antônio, em vossa vida sempre guardastes e defendestes a família, ajudando-a no cumprimento de sua missão educadora. Olhai por nossas famílias, tão expostas a perigos materiais e espirituais. Olhai de modo especial pela minha família para que nos entendamos bem, nos amemos profundamente, cultivemos a presença de Deus no lar e cumpramos seus mandamentos de amor. Olhai pelos nossos filhos para que sejam pessoas dignas, úteis à Igreja e à sociedade. Que a força da Eucaristia nos ajude! Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria: tipo da Igreja, modelo na ordem da fé e da caridade e nossa mãe

Resumo do texto “Maria, tipo da Igreja, modelo na ordem da fé e da caridade e nossa mãe” – Pe. Elílio de Faria Matos Júnior ⸻ 1. Introdução O artigo propõe refletir sobre o mistério de Maria à luz do capítulo VIII da Lumen Gentium , mostrando-a como tipo (figura, exemplar) da Igreja, fundamentada em sua fé e caridade como resposta à graça divina. Nessa condição, Maria é colaboradora singular da salvação e mãe dos discípulos de Cristo e da humanidade. ⸻ 2. Maria, figura da Igreja No Concílio Vaticano II, havia duas tendências:  • Cristotípica: via Maria como figura de Cristo, acima da Igreja.  • Eclesiotípica: via Maria como figura da própria Igreja. Por pequena maioria, o Concílio optou por tratar Maria dentro da constituição sobre a Igreja, mostrando que ela deve ser compreendida a partir da comunidade dos redimidos. Assim, Maria pertence à Igreja como seu membro mais eminente, e não se coloca fora ou acima dela. Antes do Concílio, a mariologia frequentemente fazia paralelos ...

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano div...

A autoridade papal fica de pé

O episódio ocorrido na noite de Natal deste ano na Basílica de São Pedro em Roma é, de certa forma, um símbolo dos tempos atuais. O Papa, Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra, cai. A mitra, símbolo de sua autoridade, rola no chão. A férula, que representa a sua missão de pastor universal, é derrubada pelo homem moderno, desorientado, confuso e como que fora-de-si. Louca ou não, a jovem de 25 anos que provocou o incidente bem representa o mundo de hoje, que joga por terra a autoridade e as palavras do Romano Pontífice, que, na expressão da grande Santa Catarina de Siena, é «o doce Cristo na Terra». A jovem é louca? Não sei. Mas sei que o é, e muito, o mundo que rejeita Deus e o seu Cristo para abraçar o vazio e caminhar nas trevas. Bento XVI se ergue rápido e continua seu caminho. Celebra a Santa Missa, que é o que há de mais sublime sobre a face da Terra, rende o verdadeiro culto a Deus e conserva-se em seu lugar, como pastor colocado à frente do rebanho pelo Pastor Eterno, ...