Pular para o conteúdo principal

Missa do 7° dia da Novena de Santo Antônio - Ewbank da Câmara

MISSA DO 7° DIA DA NOVENA - 10 de junho


COMENTÁRIO INICIAL

Com.: Quando celebramos a Santa Missa neste 7° dia da novena de Santo Antônio, temos a alegria de recordar como nosso Padroeiro foi um grande “Defensor da Eucaristia”. Jesus entregou à Igreja o grande mistério do seu Corpo e do seu Sangue para a salvação do mundo. É dever nosso, em união com nossos Pastores, o Papa e o nosso Bispo, celebrar, defender e experienciar, a exemplo de Santo Antônio, este mistério tão grandioso! Cantemos para receber o Padre Camilo e seus auxiliares! 


ANTES DAS LEITURAS

Com.: Ouçamos com atenção a Palavra que hoje Deus nos dirige!


PRECES

(Motivação espontânea pelo celebrante)

Com.: A resposta de nossos pedidos será: Senhor, escutai a nossa prece!

1. Pela Igreja católica no mundo inteiro, viva cada vez mais intensamente do mistério da Eucaristia, rezemos ao Senhor!

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

2. Pelo Papa, sucessor do Apóstolo Pedro, a fim de que possa cumprir fielmente a sua missão de apascentar o rebanho de Cristo, rezemos ao Senhor!

3. Para que o exemplo de Santo Antônio, Defensor da Eucaristia, provoque em nós o desejo vivo de mergulhar cada vez mais no mistério do Sacramento do Altar, rezemos ao Senhor!

4. Para que nossa participação na Eucaristia seja fonte de transformação da nossa vida, rezemos ao Senhor!

5. Por todos os que, em nossa paróquia, passam por provações, para que o amor nos inspire palavras e ações a fim de manifestarmos nossa solidariedade para com eles, rezemos ao Senhor!


FATO DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Um dia Frei Antônio estava fazendo um sermão entusiasmado sobre a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Um homem ia passando na praça, montado em sua mula, e parou para escutar. Era um herege que não acreditava na Eucaristia. Começou até a caçoar do santo e a desafiá-lo: - Tudo mentira desse frade! Eu só acredito nessa história, se a minha mula se ajoelhar diante dessa hóstia. Santo Antônio ouviu e aceitou o desafio. Disse mais ainda: Que deixasse a mula sem comer durante três dias e a trouxesse para a praça no dia combinado. O povo estaria esperando. E o santo iria trazer o Ostensório com a Hóstia Consagrada. No dia marcado, em plena praça, diante de grande multidão, apareceu o herege puxando a sua mula. Vinha cambaleando de fome. Logo depois chegou o santo conduzindo o Ssmo. Sacramento. A mula foi colocada entre o padre com a Hóstia e o monte de capim. O povo ficou naquela expectativa. O animal, desprezando o capim, dobrou lentamente os joelhos dianteiros diante da santa Hóstia. E assim ficou até que o santo mandasse levantar-se. O júbilo do povo foi indescritível. Dizem que o herege, bastante envergonhado, se converteu. 


ORAÇÃO PELA FAMÍLIA

Santo Antônio, em vossa vida sempre guardastes e defendestes a família, ajudando-a no cumprimento de sua missão educadora. Olhai por nossas famílias, tão expostas a perigos materiais e espirituais. Olhai de modo especial pela minha família para que nos entendamos bem, nos amemos profundamente, cultivemos a presença de Deus no lar e cumpramos seus mandamentos de amor. Olhai pelos nossos filhos para que sejam pessoas dignas, úteis à Igreja e à sociedade. Que a força da Eucaristia nos ajude! Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para esclarecer o conceito de “Padre da Igreja”

  Quem é Padre da Igreja?  Ratzinger procura responder através de uma reflexão interessante, que procuro expor abaixo:  A condição “paterna” e a audição da Palavra Para Joseph Ratzinger, seguindo a linha de Jean Daniélou e Michel Benoît, a figura do Padre da Igreja não se define por critérios externos ou sociológicos, mas por uma realidade teológica: o ser “pai” na fé da Igreja. Isso implica ser parte constitutiva do momento em que a Palavra revelada foi ouvida, discernida e configurada na vida da Igreja. A revelação cristã, diz Ratzinger, é uma palavra, mas a palavra só é verdadeiramente palavra quando é ouvida — quando encontra um sujeito que a acolhe, interpreta e a faz viver. Assim, não basta que Deus fale; é necessário que o povo de Deus escute. O tempo dos Padres é o tempo dessa escuta inaugural e configuradora. Essa audição não é apenas uma recepção passiva, mas um evento teológico: a Palavra se manifesta na medida em que é acolhida. Por isso, a Igreja primitiva nã...

Sexualidade e personalismo

  O tema “sexualidade e personalismo” se situa no cruzamento entre a ética e a antropologia filosófica, especialmente a partir da filosofia personalista de autores como Karol Wojtyła (São João Paulo II), Emmanuel Mounier e Gabriel Marcel. Eis uma síntese estruturada: ⸻ 1. Fundamentos antropológicos O personalismo entende o ser humano não como um indivíduo isolado, mas como uma pessoa, ou seja, um ser de natureza espiritual e relacional, dotado de interioridade, liberdade e capacidade de doação. A sexualidade, nesse contexto, não é apenas um dado biológico, mas uma dimensão constitutiva da pessoa, que expressa a abertura ao outro e a vocação ao amor e à comunhão. “O corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino.” — Karol Wojtyła, Teologia do Corpo ⸻ 2. O sentido da sexualidade A sexualidade, segundo o personalismo, tem duplo significado: • Unitivo: expressa o amor de comunhão e doação entre as pessoas; • Procriativo: está orde...

A totalidade do Ser e o acesso filosófico a Deus em Lorenz B. Puntel

1. Introdução: a retomada da metafísica Lorenz B. Puntel insere-se no esforço contemporâneo de reabilitar a metafísica, mas de forma criativa, com um projeto que ele denomina de “nova metafísica”. Em vez de simplesmente repetir modelos do passado ou rejeitar a metafísica sob influência kantiana, positivista ou heideggeriana, Puntel busca um ponto de partida radical: a capacidade estrutural da mente de apreender a totalidade do ser. Esse deslocamento inicial é decisivo. A filosofia moderna muitas vezes concentrou-se na relação sujeito/objeto, nas condições da experiência ou nas linguagens que estruturam o pensamento. Puntel recorda que tudo isso já pressupõe algo mais originário: que sempre nos movemos no horizonte do ser como um todo. É essa totalidade que se torna o objeto próprio da nova metafísica. ⸻ 2. A dimensão epistemológica: o dado originário da razão A primeira tese é epistemológica: a apreensão da totalidade do ser é um fato originário da razão. Quando pensamos, não pensamos ...