O mal é uma privação de um ser devido a um ente qualquer. O mal nunca é um ente como tal, mas a privação de algo que lhe é devido.
O que causa a privação é a própria natureza finita do ente e de suas relações. O finito pode falhar e de fato falha.
Assim, a cegueira, decorrente de uma inadequada combinação genética ou da degeneração do órgão da visão, é um mal porque é a privação da visão devida ao homem, por exemplo. À pedra, cuja natureza não lhe permite enxergar, a ausência da visão não é um mal, pois não é devida à sua natureza. Este é o mal físico, que não depende da liberdade humana.
No nível físico ainda, o mal pode também acontecer em vista do bem do conjunto: assim o leão devora o cordeiro, que devora a planta, que suga a energia mineral e orgânica etc., mas tudo se realiza em vista do equilíbrio do grande ecossistema. Trata-se de entes bons que são destruídos em vista do equilíbrio do todo.
No nível moral, o mal é a privação da retidão da vontade, que em vez de realizar o bem devido, não o faz ou realiza um bem menor (indevido), justamente quando deveria realizar um bem maior. Essa ação é má porque é carente do bem devido.
O mal moral se expressa na culpa e na pena. Todo aquele que age consciente e livremente mal é a causa do mal moral (culpa) e sofre ou faz sofrer com as consequências do mal praticado (pena).
Deus, que é o Bem subsistente, sempre impulsiona o homem para a escolha e a realização do bem devido, natural ou sobrenatural, mas a vontade humana finita, livre, pode subtrair-se ou apresentar resistência ao influxo divino.
Deus permite o mal, inclusive o mal moral. Este é um mistério profundo, cujos contornos não nos são dados a conhecer claramente. Mas, sendo o próprio Bem subsistente, Deus só poderia permitir o mal em vista de um bem maior, a ser conseguido, no caso do homem ou do mal moral, pela vontade redimida ou convertida, com a ajuda de Deus. Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, até os pecados (dos quais se liberta).
Muito propício este tema, privação do mal ano jubilar,em busca do perdão redimir, conversão para o bem,não repetir o pecado( mal) compreensão esclarecedora 🙌🏻🙌🏻
ResponderExcluir