Beati pauperes spiritu, quoniam ipsorum est Regnum coelorum (Mt 5,3).
Makárioi hoi ptokói tw pnéumati, hóti autwn estín h basiléia twn ouranwn (Mt 5,3).
Bem-aventurados os pobres pelo espírito, porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3).
Qual versão reflete a pregação histórica de Jesus? Os exegetas não têm dúvida de que seja a versão de Lucas. Jesus, que tinha como centro da sua mensagem a vinda do Reino de Deus, lançava uma palavra de esperança para aqueles que não podiam esperar nada do mundo. O Reino haveria de colocar ordem onde o pecado dos homens só causara desordens.
Mas então Mateus espiritualizou a mensagem de Jesus ao acrescentar tw pnéumati? Ter-se-ia afastado da concretude dos desesperados a quem Jesus se dirigia? Eu diria que não! Mateus, certamente procurou atualizar a mensagem de Jesus para situações novas, mas o fez sem a trair. A versão lucana poderia dar a impressão de que os não-lascados não fossem também destinatários da alegre mensagem da intervenção de Deus para dar ordem às coisas. Mateus percebeu corretamente que mesmo os não-lascados, que eram a maioria na sua comunidade, podem deixar-se introduzir na dinâmica do Reino desde que façam uma opção consciente, isto é, desde que se tornem pobres pelo espírito. Tornar-se pobre pelo espírito significa escolher, já que é pelo espírito que o homem é livre. Mas como ser pobre por escolha e decisão? Sendo comprometido com o Reino que Jesus veio anunciar.
Makárioi hoi ptokói tw pnéumati, hóti autwn estín h basiléia twn ouranwn (Mt 5,3).
Bem-aventurados os pobres pelo espírito, porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3).
O Jesus mateano proclama bem-aventurados os pobres pelo espírito (tw pnéumati). O Jesus lucano proclama bem-aventurados os pobres sem mais, os lascados, aqueles que o escutavam (cf. Lc 6,20).
Qual versão reflete a pregação histórica de Jesus? Os exegetas não têm dúvida de que seja a versão de Lucas. Jesus, que tinha como centro da sua mensagem a vinda do Reino de Deus, lançava uma palavra de esperança para aqueles que não podiam esperar nada do mundo. O Reino haveria de colocar ordem onde o pecado dos homens só causara desordens.
Mas então Mateus espiritualizou a mensagem de Jesus ao acrescentar tw pnéumati? Ter-se-ia afastado da concretude dos desesperados a quem Jesus se dirigia? Eu diria que não! Mateus, certamente procurou atualizar a mensagem de Jesus para situações novas, mas o fez sem a trair. A versão lucana poderia dar a impressão de que os não-lascados não fossem também destinatários da alegre mensagem da intervenção de Deus para dar ordem às coisas. Mateus percebeu corretamente que mesmo os não-lascados, que eram a maioria na sua comunidade, podem deixar-se introduzir na dinâmica do Reino desde que façam uma opção consciente, isto é, desde que se tornem pobres pelo espírito. Tornar-se pobre pelo espírito significa escolher, já que é pelo espírito que o homem é livre. Mas como ser pobre por escolha e decisão? Sendo comprometido com o Reino que Jesus veio anunciar.
O Reino toca em causas que o mundo considera perdidas ou impossíveis, como a vida justa, a promoção dos pequenos, o cuidado dos lascados, o serviço dos doentes, a autodoação, o respeito pelas pessoas nas relações.... Se eu decido comprometer-me de maneira viva e concreta com essas causas que não valem nada para a mentalidade mundana, eu escolho ser pobre com os pobres, os quais, agindo com esperança, confiam para além das possibilidades do mundo, confiam em Deus!
O Reino toca em causas que o mundo considera perdidas ou impossíveis...
ResponderExcluirGrande mestre tem muito a nos ensinar tenho saudade do tempo o senhor dava lição da bíblia tempo bom saudades!!!!
ResponderExcluirObrigado! Grande abraço!
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