A filosofia ocidental nasce da exigência de compreender o ser. Platão, diante do mundo sensível, marcado pelo devir, pela transformação incessante e pela imperfeição, percebeu os limites da realidade material. Para ele, o mundo visível não pode explicar-se por si mesmo: sua contingência só se torna inteligível à luz de um mundo superior, estável e perfeito — o mundo das Ideias. Assim, o imperfeito remete necessariamente ao perfeito. Aristóteles, discípulo de Platão, volta-se de modo mais atencioso para o mundo sensível. Não nega sua inteligibilidade, mas a fundamenta em princípios racionais: a substância, a forma, a matéria, as causas. O cosmos é compreensível porque é ordenado. Contudo, esse movimento ordenado exige um fundamento último que não se move: o motor imóvel. Aristóteles não o descreve como criador, mas como ato puro, causa final de toda realidade em movimento. Com o cristianismo, a intuição filosófica do Princípio se eleva a um plano novo. Antes de tudo, o cristianismo não ...
Teologia, Filosofia e Diálogo entre Fé e Razão
Não entendi o nome do último autor recomendado. Será que dá para escrevê-lo aqui mesmo?
ResponderExcluirDesculpe. Acho que não fui claro. Foram mencionados 3 autores: Régis Jolivet, Étienne Gilson (Qual livro dele? Também não entendi!) e um terceiro, cujo nome eu não consegui ouvir. Obrigado!
ExcluirO terceiro autor é Henrique Cláudio de Lima Vaz, SJ. Seus livros são publicados pelas Edições Loyola. De Étienne Gilson, existe uma publicação em português: "A existência na filosofia de São Tomás".
ExcluirObrigado, padre! Lima Vaz é um dos grandes nomes do Catolicismo no Brasil! Não sei se ainda existe uma revista sobre filosofia que era editada por ele, nem se foi sequestrada pelo pessoal que acha que filosofia é uma modalidade de aeróbica! Grato pela dica!
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