Pular para o conteúdo principal

Escatologia intermediária: visão de Deus e espera da ressurreição final


A fé cristã afirma, desde os seus primórdios, que a morte não é o termo último da existência humana. No entanto, essa afirmação não implica que a ressurreição se dê imediatamente após a morte, nem que ela consista numa simples revivificação do cadáver, como se o destino final do homem fosse uma repetição ampliada da vida biológica. Pelo contrário, uma compreensão mais profunda da escatologia cristã exige distinguir claramente entre o estado intermediário após a morte, em que o eu subsiste e pode aceder à gloria da visão de Deus, e a ressurreição plena no fim dos tempos, bem como entre ressurreição e mera volta à vida como se dá neste mundo.

1. A escatologia intermediária: sair do tempo cronológico

Quando o ser humano morre, ele deixa o tempo cronológico, sucessivo, mensurável como o conhecemos — o tempo da história tal como a vivemos neste mundo. A morte marca a passagem para uma outra modalidade de temporalidade, que pode ser chamada de tempo psíquico ou tempo do espírito. Seguindo a teologia clássica, podemos chamá-lo de evo. Não se trata de um tempo no sentido físico, mas de uma forma de existência na qual a consciência já não está submetida à sucessão, à dispersão e à fragmentação próprias da vida terrena, mas vive de atos espirituais. A sucessão que há, não é a dos ritmos cosmológicos, mas a do ritmo do espírito. 

Nesse estado intermediário, a pessoa não perde a sua identidade nem a memória de sua vida histórica. Ao contrário, leva consigo toda a memória de sua existência concreta, com suas escolhas, relações, afetos e responsabilidades. Contudo, essa memória não permanece encerrada na parcialidade e na opacidade próprias da condição terrena. Ela começa a ser ressignificada pela visão de Deus.
Ver Deus não significa apenas contemplar um objeto supremo, mas aceder ao Sentido do todo. Enquanto na história vemos sempre fragmentos — ações isoladas, consequências imprevistas, relações interrompidas —, na visão de Deus a totalidade do real se deixa entrever como totalidade significativa. A vida passada, portanto, não é negada nem anulada, mas sublimada, infinitamente reinterpretada à luz do sentido último.

2. A ressurreição: mais que revivificação, uma nova relação com o todo

É precisamente aqui que se torna decisivo compreender o que a fé cristã chama de ressurreição. Ressuscitar não é simplesmente voltar à vida biológica, ainda que em condições melhores, nem retomar o curso da existência histórica interrompida pela morte. A ressurreição é a entrada numa nova forma de relação com a história, com o cosmo e consigo mesmo, no plano da glória de Deus.

A ressurreição não diz respeito apenas ao indivíduo isolado, mas à totalidade das relações que constituem a pessoa. Cada ser humano não existe sozinho: ele está inscrito numa rede de relações históricas, sociais, culturais e cósmicas. Suas ações deixam marcas, produzem efeitos, geram consequências que ultrapassam sua própria vida.

Ora, essas marcas não são apenas boas. Mesmo quando agimos com boas intenções, deixamos atrás de nós ambivalências, feridas, desordens, efeitos negativos que continuam a atuar na história depois de nossa morte. Quando morremos antes do fim da história, a história continua, e com ela continuam também os efeitos — bons e maus — de nossas ações.

Por isso, a ressurreição não pode ser pensada como um acontecimento meramente individual e imediato. O corpo da ressureição é, na verdade, o corpo das relações. É pelo corpo que, de fato, temos relações (com os pais, com o lugar de nascimento, com a história, com os outros...). A ressurreição supõe a redenção da história inteira. Ressuscitar significa entrar numa relação plenamente reconciliada com toda a história — inclusive com aquilo que nela foi negativo, doloroso ou destrutivo.

Somente quando a história chegar ao seu termo é que poderá haver uma comunhão plenamente redimida, na qual todas as relações sejam purificadas, curadas e reintegradas no bem.

A ressurreição é, assim, objetiva: ela não é apenas uma mudança de consciência, mas uma transformação real da relação entre a pessoa, a história e o cosmo. No plano da glória, tudo é assumido, transfigurado e ultrapassado pela graça de Deus.

3. A redenção da memória e da história

No estado intermediário, a memória da vida terrena é iluminada pela visão de Deus e a alma participa já da felicidade eterna, mas ainda não pode alcançar sua plena redenção objetiva, porque a história ainda não chegou ao seu cumprimento. Enquanto o tempo histórico continua, as feridas abertas pela ação humana ainda produzem efeitos. A memória pessoal é então vivida numa tensão: já iluminada pelo sentido último, mas ainda à espera da plena reconciliação histórica.

A ressurreição final será o momento em que toda a memória será definitivamente ressignificada, não apenas no interior da consciência individual, mas na própria realidade histórica e cósmica. Será a comunhão redimida com toda a história no bem — uma história finalmente reconciliada consigo mesma.

4. Jesus e Maria: ressurreição antes do fim da história

É nesse horizonte que se pode compreender o significado singular da ressurreição de Jesus e do dogma da Assunção de Maria. Ambos alcançam a plenitude da ressurreição antes do fim da história, não como exceção arbitrária, mas por uma razão profundamente coerente.

Tanto Jesus quanto Maria viveram uma relação absolutamente positiva com a história. Nenhuma de suas ações deixou marcas negativas, feridas a serem redimidas, desordens a serem reparadas. No caso de Jesus, sua existência foi totalmente transparente à vontade de Deus, e sua entrega até a morte foi já, em si mesma, um ato de redenção da história. No caso de Maria, sua vida foi uma disponibilidade plena à graça, sem ruptura, sem resistência, sem ambiguidade moral.

Por isso, neles não há uma história pessoal que precise ser purificada no tempo. A relação deles com a história é desde sempre uma relação de doação, de abertura, de bem. Assim, antes mesmo do fim da história, podem alcançar a plenitude não apenas da consciência pessoal, mas da comunhão objetiva com o todo: com a história e com o cosmo.

A Assunção de Maria afirma precisamente isso: que ela já participa plenamente da condição ressuscitada, não como fuga da história, mas como antecipação da sua redenção. Maria não é retirada da história; ela é o sinal de seu cumprimento.

5. Ressurreição como comunhão redimida no plano da glória

A ressurreição, portanto, não é um simples depois da morte, nem um retorno à vida antiga. Ela é a forma definitiva da comunhão, na qual a pessoa, a história e o cosmo são integrados no plano de Deus. Nesse plano, tudo é sublimado, infinitamente ultrapassado, sem ser negado. O que foi vivido na terra permanece, mas transfigurado pela verdade total, pelo sentido último, pela graça que tudo reconcilia.

A escatologia intermediária preserva, assim, duas verdades fundamentais:

— a continuidade pessoal da existência após a morte, na luz da visão de Deus;

— e a esperança da ressurreição final, como redenção objetiva de toda a história.

Entre essas duas verdades estende-se a tensão própria da fé cristã: já participamos do sentido último, mas ainda esperamos sua plena realização. A ressurreição será o momento em que essa tensão se resolverá definitivamente, quando Deus for tudo em todos, e toda a história — pessoal e cósmica — for plenamente reconciliada no bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Des"-sacerdotalizar o ministério presbiteral - Uma resenha

COSTADOAT, Jorge. «Desacerdotalizar» el ministerio presbiteral: un horizonte para la formación de los seminaristas. Seminarios , Madrid, v. 67, n. 231, p. 249-267, 2022. DOI: 10.52039/seminarios.v67i231.1526. 1. Apresentação Jorge Costadoat é teólogo da Pontificia Universidad Católica de Chile. Neste artigo, ele parte da crise dos abusos sexuais, de poder e de consciência cometidos por clérigos para diagnosticar um problema de fundo: a progressiva "sacerdotalização" do ministério presbiteral. Sua proposta é repensar a formação dos seminaristas a partir de uma volta às origens do ministério ordenado. 2. Conceitos-chave Sacerdotalização. É o processo histórico pelo qual se passou a nomear os ministérios cristãos com vocabulário sacerdotal e a compreender seus titulares como sacerdotes em sentido cultual. Nesse sentido, o sacerdote é visto como mediador separado do povo, encarregado do sagrado. Desacerdotalização. É o movimento inverso proposto pelo autor. Não se trata de...

Poderão todos ser salvos?

Purgatório: estado de purificação  Acredito na possibilidade de que todos se salvem, e espero por isso. A Igreja reza nesta intenção em seus livros oficiais. A salvação universal não é um dogma, mas uma esperança bem provável. Aliás, a vontade de que todos se salvem é primeiramente de Deus: “Ele deseja que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2, 4).  É certo que a Igreja definiu que quem morre em pecado mortal vai ao inferno. Isso é uma verdade. No entanto, a Igreja não definiu nem pode definir que alguma pessoa concreta tenha morrido ou vá morrer em pecado verdadeiramente mortal ( de internis neque ecclesia ).  Nem sempre um erro grave (ponto de vista objetivo/pecado material) é um pecado mortal (ponto de vista subjetivo/pecado formal), que separa a nossa vida da Vida. Aquilo que entendo por pecado verdadeiramente mortal é uma atitude ou atos pelos quais nos modificamos voluntariamente no núcleo de nossa personalidade no sentido de fecharmo-nos...

Memória de Santo Tomás de Aquino

. Homilia proferida por mim na festa de Santo Tomás de Aquino em Missa celebrada no Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, de Juiz de Fora, MG, do qual sou membro. Pe. Elílio de Faria Matos Júnior Prezados irmãos e irmãs na santa fé católica, Ao celebrarmos a memória de Santo Tomás de Aquino, patrono de nosso instituto, desejo reportar-me às palavras que o santo doutor, tomando-as emprestadas de Santo Hilário, escreveu logo no início de uma de suas mais importantes obras, a Summa contra gentes , e que bem representam a profunda espiritualidade do Aquinate e a vida mística que envolvia sua alma. Sim, Santo Tomás, além de filósofo e teólogo, homem das especulações profundas e áridas, era também um santo e um místico, homem da união com Deus. São estas as palavras: “Ego hoc vel praecipuum vitae meae officium debere me Deo conscius sum, ut eum omnis sermo meus et sensus loquatur” , isto é, “Estou consciente de que o principal ofício de minha vida está relacionado a Deus, a quem me ...