Pular para o conteúdo principal

"Des"-sacerdotalizar o ministério presbiteral - Uma resenha

 COSTADOAT, Jorge. «Desacerdotalizar» el ministerio presbiteral: un horizonte para la formación de los seminaristas. Seminarios, Madrid, v. 67, n. 231, p. 249-267, 2022. DOI: 10.52039/seminarios.v67i231.1526.

1. Apresentação

Jorge Costadoat é teólogo da Pontificia Universidad Católica de Chile. Neste artigo, ele parte da crise dos abusos sexuais, de poder e de consciência cometidos por clérigos para diagnosticar um problema de fundo: a progressiva "sacerdotalização" do ministério presbiteral. Sua proposta é repensar a formação dos seminaristas a partir de uma volta às origens do ministério ordenado.

2. Conceitos-chave

Sacerdotalização. É o processo histórico pelo qual se passou a nomear os ministérios cristãos com vocabulário sacerdotal e a compreender seus titulares como sacerdotes em sentido cultual. Nesse sentido, o sacerdote é visto como mediador separado do povo, encarregado do sagrado.

Desacerdotalização. É o movimento inverso proposto pelo autor. Não se trata de suprimir a função sacramental dos presbíteros, mas de recuperar a identidade original do ministério: a presidência de uma comunidade concreta.

Ordenação absoluta. É a ordenação de alguém sem vínculo com uma Igreja local determinada. O Concílio de Calcedônia a proibiu, e o autor vê nessa proibição um testemunho de que ministério e comunidade eram inseparáveis.

Clericalismo. O autor o entende como um sistema hierárquico-autoritário no qual o sacerdote, por ocupar uma posição considerada superior, tende a dominar os fiéis não ordenados. O abuso seria sua manifestação extrema.

3. O problema: do presidente da comunidade ao "homem sagrado"

No primeiro milênio, era impensável uma comunidade sem presbítero ou um presbítero sem comunidade. A razão de ser do ministério era presidir e guiar o Povo de Deus. No segundo milênio, a identidade do presbítero passou a se definir pelo que o leigo não pode fazer, sobretudo celebrar a Eucaristia. Retomando Schillebeeckx, o autor resume essa mudança: o presbítero antigo era incorporado como cabeça da comunidade, enquanto o medieval passou a ser ordenado para poder celebrar a missa.

A consequência é um paradoxo atual: há ministros sem comunidades e comunidades sem ministros. Para Costadoat, a sacerdotalização reintroduziu no cristianismo uma concepção do sagrado como separação do profano. Essa concepção seria contrária à novidade de Cristo, em quem Deus se aproximou da humanidade. O autor sustenta ainda que o clericalismo começa a ser forjado nos seminários, onde os candidatos são desenraizados do mundo de seus contemporâneos.

4. O Vaticano II e sua recepção incompleta

4.1 O que o Concílio propôs

O Vaticano II tentou reverter a sacerdotalização, mas de modo incompleto. Cada documento trouxe avanços e, ao mesmo tempo, conservou elementos da concepção anterior:

  • A Lumen gentium afirmou o sacerdócio comum dos batizados e a igual dignidade de todos os fiéis. Manteve, porém, a diferença "essencial e não apenas de grau" entre o sacerdócio comum e o ministerial, fórmula que se presta a sugerir uma excelência do clero.
  • A Presbyterorum ordinis restituiu a primazia do anúncio do Evangelho e preferiu deliberadamente o termo "presbítero" a "sacerdote". Ainda assim, conservou a ideia de uma obrigação especial de perfeição do sacerdote.
  • A Optatam totius abriu espaço para a criatividade das conferências episcopais na organização da formação, adaptando-a às necessidades locais.

4.2 O recuo pós-conciliar

Com base em Routhier, Sesboüé e Legrand, o autor interpreta a exortação Pastores dabo vobis como uma involução. O documento voltou a acentuar a identidade e o "estado" sacerdotal, em vez da participação do presbítero na missão evangelizadora da Igreja. Essa linha teria influenciado fortemente a Ratio fundamentalis de 2016.

4.3 O caso latino-americano

Medellín impulsionou uma formação voltada à evangelização e ao discernimento dos sinais dos tempos. Surgiram experiências de seminários em pequenas comunidades, inseridos nos bairros ou adaptados a camponeses, indígenas e operários. As conferências seguintes recuaram, porém, e prevaleceu o retorno ao seminário tridentino, separado da vida do povo.

5. O sacerdote como fator de divisão

Para ilustrar a mentalidade que critica, o autor cita uma homilia do cardeal Robert Sarah sobre os "poderes de Deus" conferidos ao sacerdote. Nessa visão, o presbítero é um "homem sagrado", alter Christus separado dos demais. Costadoat não aceita a posição de Greshake, para quem a sacralidade se vincula ao serviço sacramental e não à pessoa do ministro. Sua objeção é que, na prática, os fiéis projetam essa sacralidade sobre a pessoa.

Dessa separação decorreriam, segundo o autor, diversas consequências:

  1. Relações assimétricas e infantilizadas, que dificultam a crítica e favorecem o abuso.
  2. Um fosso epistêmico entre clero e fiéis: os clérigos passam a ensinar sobre experiências humanas que não conhecem. O exemplo emblemático é a recepção da Humanae vitae.
  3. Ausência de prestação de contas ao Povo de Deus e hierarquização entre os próprios ministros.
  4. Postura condenatória diante das mudanças culturais, como se o Espírito estivesse ausente da história.
  5. Uma cisão psíquica no presbítero, dividido entre a perfeição que representa e sua humanidade frágil.

6. Caminhos de superação

6.1 Fundamento bíblico

O autor recorre à Carta aos Hebreus, lida com Vanhoye e Taborda. Com o sacrifício existencial de Cristo na cruz, terminam os sacrifícios cultuais. Jesus é sacerdote não por separação dos demais, mas por se fazer semelhante aos que sofrem. A ordenação deveria, portanto, justificar-se antes pela presidência da comunidade que pela celebração eucarística.

6.2 Paradigma calcedônico: uma exigência de humanidade

Assim como o Verbo encarnado foi plenamente humano, o presbítero deve ser profundamente humano. Por analogia com as heresias cristológicas, o autor identifica dois desvios:

  • O padre "nestoriano" é o secularizado, que não vive uma experiência profunda de Deus e, ainda assim, domina os outros em seu nome.
  • O padre "monofisita" sacrifica a própria humanidade a uma divindade que exige perfeição, simula pureza e se julga superior aos demais.

A formação deveria integrar a humanidade do formando em relações fraternas, à maneira de Jesus.

6.3 Paradigma eclesiológico: in persona Christi et in persona Ecclesiae

O ministro age em nome de Cristo e também em nome da Igreja. Por isso, os chamados ao ministério devem ser escolhidos tanto por Cristo quanto pela comunidade. Retomando uma proposta de Enrique Angelelli durante o Concílio, o autor defende três medidas:

  • As comunidades, com participação de leigos, famílias e profissionais de diversas áreas, devem tomar parte efetiva na seleção e na formação dos seminaristas.
  • Nenhum presbítero deve ser imposto a uma comunidade que o rejeita.
  • Os futuros presbíteros devem aprender desde cedo a prestar contas a instâncias colegiadas com participação laical.

7. Conclusão do autor

Desacerdotalizar não significa eliminar a função sacramental, mas recolocar as coisas em seu lugar segundo a tradição mais antiga da Igreja. Para Costadoat, a sacralização do clero favorece os abusos, agrava a exculturação do Povo de Deus e dificulta o anúncio do Evangelho, e por isso deve ser considerada patológica. As questões práticas, como locais de formação alternativos, currículos e apostolados, ficam explicitamente para estudos posteriores.

8. Apreciação crítica

O artigo tem o mérito de relacionar a crise dos abusos a fatores sistêmicos da teologia do ministério. Também recupera, com base documental consistente, a intenção conciliar de compreender o presbiterado a partir da missão evangelizadora e da presidência da comunidade.

Seus pontos mais discutíveis estão no diálogo limitado com a teologia do caráter sacramental e com a distinção clássica entre sacerdócio comum e ministerial. É o caso da recusa do argumento de Greshake e da extensão da expressão in persona Christi, em sentido lato, a todo batizado. Uma leitura a partir da tradição escolástica encontraria nesses pontos um campo fecundo de debate.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano div...

Jesus de Nazaré: manifestação da Beleza entre nós

Padre Elílio de Faria Matos Júnior Jesus de Nazaré, afirma a fé católica, é o Verbo de Deus encarnado[1]. A segunda Pessoa da Santíssima Trindade assumiu a natureza humana do seio virginal de Maria Santíssima sob a ação do Espírito Santo, de modo que a humanidade do Filho de Deus tornou-se o sacramento por excelência do Deus vivo e da Beleza infinita entre nós. Jesus é a manifestação definitiva de Deus na história. Os primeiros concílios da Igreja definiram, diante de interpretações errôneas do mistério de Jesus, o realismo da encarnação do Verbo divino: Jesus possui duas naturezas distintas, a divina e a humana, unidas sem confusão e sem divisão na única pessoa do Verbo eterno[2]. Ele, e somente ele, revela Deus ao homem e o homem a Deus. "Por isso, nele o cristianismo e a Igreja têm não só sua origem, mas também seu centro e fundamento permanentes: 'ninguém pode colocar outro fundamento' (1Cor 3,11; cf. Mc 12,10s)."[3] O evento Jesus Cristo, com efeito, situa-s...

D. Estêvão Bettencourt e Leonardo Boff sobre a Teologia da Libertação

No centro de nova polêmica, a Teologia da Libertação é debatida por Leonardo Boff e Dom Estêvão Bettencourt  JORNAL DO BRASIL - Domingo, 18 de Fevereiro de 1996 - Caderno B CELINA CÔRTES A doutrina conhecida como Teologia da Libertação (TL) sofreu um duro golpe no último dia 5, quando, em sua viagem por países da América Central, o Papa João Paulo II declarou que, com a queda do comunismo, “caiu também a Teologia da Libertação”. Preocupada com uma prática que busque soluções para a injustiça social na América Latina, a corrente progressista chegou a ser vista como uma ameaça de desmembramento dentro da Igreja. Por isso, seu maior defensor no Brasil, o teólogo franciscano catarinense Leonardo Boff, 57 anos, acabou condenado a passar 11 meses em silêncio, em 1985, sob a acusação de duvidar da origem divina da hierarquia católica em seu livro Igreja, carisma e poder (1981). Segundo Boff, que abandonou a batina, o processo que culminou com a punição teve a intensa participação do monge...