Pular para o conteúdo principal

A beleza, o bem e a mística: vias práticas para Deus

Resumo do Artigo: “Las Vías Prácticas de Acceso a Dios en Jacques Maritain”

Autor: Juan J. Álvarez


O artigo explora as vías práticas de acesso a Deus em Jacques Maritain, diferenciando-as das vias tradicionais de demonstração racional da existência divina. O autor argumenta que Maritain, além de modernizar as Cinco Vias de Tomás de Aquino, propôs um sexto caminho que não é uma prova lógica, mas uma aproximação existencial e prefilosófica de Deus.


1. O Conhecimento por Connaturalidade

Maritain distingue entre o conhecimento teórico e o conhecimento por connaturalidade, que ocorre por uma inclinação natural do espírito humano. Essa forma de conhecimento se manifesta em três vias principais:

1. A experiência estética e poética → O encontro com a beleza e a criatividade artística abre a alma para a transcendência. A beleza reflete a ordem divina e leva o ser humano intuitivamente a Deus.

2. A experiência moral → No primeiro ato de liberdade moral, ao escolher o bem pelo bem, a pessoa faz uma conexão implícita com um “Bem separado”, que é Deus.

3. O testemunho dos místicos → A santidade e a vida contemplativa revelam sinais da presença de Deus e servem como testemunho de sua realidade.


2. O Preconsciente Espiritual

Maritain propõe a ideia de um “preconsciente espiritual”, uma dimensão oculta da alma onde ocorre esse conhecimento não conceitual de Deus. Esse preconsciente funciona como um lugar dinâmico onde a inteligência, a vontade e a afetividade interagem para criar uma intuição da verdade divina.


3. Diferença entre Aproximação e Provas

Maritain evita chamar essas vias de “provas”, pois elas não seguem um raciocínio lógico demonstrativo. São aproximações que dispõem a alma para reconhecer a existência de Deus, mas não exigem uma formulação filosófica explícita.


Conclusão

As vias práticas de Maritain oferecem um caminho alternativo ao racionalismo filosófico tradicional, destacando que a experiência humana – seja moral, estética ou mística – pode conduzir ao reconhecimento de Deus. Seu pensamento integra razão e vivência, mostrando que o conhecimento de Deus pode ocorrer de forma implícita e existencial antes de ser formulado teoricamente.


Referência:

ÁLVAREZ, Juan J. Las Vías Prácticas de Acceso a Dios en J. Maritain. [Fonte original do artigo].

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Convite ao eclesiocentrismo

O Cardeal Giacomo Biffi, arcebispo emérito de Bologna, faz um convite quase insuportável aos ouvidos que se consideram avançados e atualizados em matéria teológica: trata-se de um convite ao eclesiocentrismo. O quê? Isso mesmo. Um convite ao eclesiocentrismo. É o que podemos ler, estudar e meditar em seu livro sobre eclesiologia - La Sposa chiacchierata: invito all’ecclesiocentrismo -, que ganhou uma tradução portuguesa sob o título Para amar a Igreja . Belo Horizonte: Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém do Pará / Editora O Lutador, 2009. . O motivo que leva o arcebispo e cardeal da Igreja Giacomo Biffi a fazer um convite assim tão «desatual» é o seu amor pela verdade revelada em Cristo. A teologia para Biffi não se deve ocupar com discursos divagantes sobre hipóteses humanas, não deve fazer o jogo do «politicamente correto», mas deve, isto sim, contemplar a « res », isto é, a realidade que corresponde ao desígnio do Pai, a sua verdade. E com relação à ver...

Combater o crime organizado

O combate ao crime organizado no Brasil é, ao mesmo tempo, complexo e simples. Complexo porque envolve múltiplas dimensões — políticas, econômicas, sociais, culturais — e simples porque exige o óbvio: inteligência, coordenação e vontade real de agir. Não há saída fácil, mas há caminhos claros. Um passo irrenunciável é o combate imediato, direto, às ações criminosas. É dever do Estado executar mandados de prisão, desmontar quadrilhas, apreender armas e drogas, e garantir que a lei se cumpra com firmeza e eficiência. Dentro da mesma linha de ação, criar leis mais rigorosas e eficazes, aumentar os presídios, fortalecer a polícia e punir os policiais que se deixam corromper. Mas isso, por si só, não basta. O crime organizado é um sistema, e todo sistema se sustenta por uma estrutura financeira. Desmontar o crime é também seguir o dinheiro: rastrear transações, investigar laranjas, identificar quem lucra com o crime. Certamente, há empresários e políticos que se beneficiam desse esquema, e ...

Memória de Santo Tomás de Aquino

. Homilia proferida por mim na festa de Santo Tomás de Aquino em Missa celebrada no Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, de Juiz de Fora, MG, do qual sou membro. Pe. Elílio de Faria Matos Júnior Prezados irmãos e irmãs na santa fé católica, Ao celebrarmos a memória de Santo Tomás de Aquino, patrono de nosso instituto, desejo reportar-me às palavras que o santo doutor, tomando-as emprestadas de Santo Hilário, escreveu logo no início de uma de suas mais importantes obras, a Summa contra gentes , e que bem representam a profunda espiritualidade do Aquinate e a vida mística que envolvia sua alma. Sim, Santo Tomás, além de filósofo e teólogo, homem das especulações profundas e áridas, era também um santo e um místico, homem da união com Deus. São estas as palavras: “Ego hoc vel praecipuum vitae meae officium debere me Deo conscius sum, ut eum omnis sermo meus et sensus loquatur” , isto é, “Estou consciente de que o principal ofício de minha vida está relacionado a Deus, a quem me ...