O ponto que trago remete a uma via metafísica negativa, onde a crítica da finitude do ente nos conduz, não apenas à constatação de sua limitação, mas à impossibilidade de que o limite tenha a última palavra sobre o ser. O nada não pode ser o “além do limite”, pois o nada não é. Assim, a própria noção de limite exige um ser sem limite – um ser que seja ser puro, que exclua toda não-existência. Vamos então desenvolver o argumento na forma de um discurso ontológico contínuo, com base nessa intuição: ⸻ A finitude como apelo ao ser ilimitado Começamos pela constatação mais imediata: há seres, mas os seres que encontramos são finitos. Eles não são tudo o que poderiam ser. São marcados pela limitação, pela mutabilidade, pela dependência. São entes que possuem o ser, mas não o são em sua plenitude. Essa constatação, longe de ser trivial, contém uma exigência profunda: se tudo o que existe fosse finito, então o ser mesmo estaria limitado. Haveria uma fronteira que o ser não ultrapassa. O ...
Teologia, Filosofia e Diálogo entre Fé e Razão
Não entendi o nome do último autor recomendado. Será que dá para escrevê-lo aqui mesmo?
ResponderExcluirDesculpe. Acho que não fui claro. Foram mencionados 3 autores: Régis Jolivet, Étienne Gilson (Qual livro dele? Também não entendi!) e um terceiro, cujo nome eu não consegui ouvir. Obrigado!
ExcluirO terceiro autor é Henrique Cláudio de Lima Vaz, SJ. Seus livros são publicados pelas Edições Loyola. De Étienne Gilson, existe uma publicação em português: "A existência na filosofia de São Tomás".
ExcluirObrigado, padre! Lima Vaz é um dos grandes nomes do Catolicismo no Brasil! Não sei se ainda existe uma revista sobre filosofia que era editada por ele, nem se foi sequestrada pelo pessoal que acha que filosofia é uma modalidade de aeróbica! Grato pela dica!
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