Pular para o conteúdo principal

Missa do 8° dia da Novena de Santo Antônio - Ewbank da Câmara

MISSA DO 8° DIA DA NOVENA - 11 de junho



COMENTÁRIO INICIAL

Com.: Hoje a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes! O Pai e o Filho enviam à Igreja o dom do Espírito a fim de que a redenção realizada por Cristo encontre acolhida em cada coração e, assim, formemos uma verdadeira ‘comunidade de salvação’, onde reine a vontade de Deus: a bondade, a partilha, a compaixão, a compreensão, a solidariedade, o perdão... Com a ajuda do Espírito, nosso Consolador, devemos vencer o pecado: o orgulho, a inveja, a maledicência, o egoísmo, o comodismo... A Igreja deve ser uma comunidade de irmãos que anuncia alegremente as maravilhas que o Senhor tem feito! Santo Antônio vem em nossa ajuda com seu exemplo e intercessão. Hoje celebramos o 8º dia da novena em sua honra e meditamos sobre o tema “Amigo dos doentes”. O coração de Antônio foi de tal maneira dócil às inspirações do Espírito que soube reconhecer a presença de Deus nos sofredores. Com o nosso canto, acolhamos o Padre Geraldo Dondici, ministros e coroinhas. 


ANTES DAS LEITURAS

Com.: Ouçamos com atenção a Palavra que Deus nos dirige!


PRECES

(Como do folheto. Acrescentar a seguinte prece:)

· Para que Santo Antônio, por sua intercessão e exemplo, nos estimule a seguir Cristo sob o impulso do Espírito e a encontrá-lo sobretudo nos pobres, doentes e sofredores, rezemos!


FATO DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Seu Pedro tinha um filho de quatro anos, aleijado das pernas. Sofria ataques também, a ponto de cair no chão e ficar se debatendo. Ouviu falar que Frei Antônio havia curado uma meninazinha que caíra num tacho de água fervendo. Criou coragem e levou seu filho para ele abençoar. Frei Antônio olhou para a criança doente. Com muita fé traçou uma grande cruz no menino, dos pés à cabeça. E entregou-o para o pai. Seu Pedro levou o menino de volta, carregando-o ainda nos braços. Parecia ter ficado como antes. Mas sua fé não diminuiu. Chegando à sua casa, experimentou colocá-lo no chão. Que surpresa: o menino começou a andar. Primeiro devagar e acompanhado. Depois, sozinho e desembaraçado. Os ataques também desapareceram. São sem conta os milagres que Santo Antônio fez em favor dos doentes. Por isso ganhou o título de taumaturgo, isto é, milagreiro. Se tinha tanto interesse por eles, é porque os amava e os valorizava. É 
porque via neles a figura de Jesus. 


ORAÇÃO

Ó Santo Antônio, nosso padroeiro! Ensinai-nos a ser uma Igreja dócil às inspirações do Espírito Santo! Como tivestes a feliz ventura de seguir a Cristo com fidelidade, obtende para nós a graça de sermos fiéis ao Espírito que nos foi dado no batismo e na crisma! Reacendei em nós o ardor missionário! Queremos aprender de Jesus! Queremos anunciar Jesus! Queremos encontrar Jesus, sobretudo nos sofredores. Abençoai nossa caminhada! Amém!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia: inspiração, pedagogia e revelação

Inspiração bíblica: Deus fala na história e não por ditado Durante muito tempo, imaginou-se a inspiração bíblica segundo um modelo simplificado, quase mecânico: Deus “ditaria” e o ser humano apenas escreveria. Ou, de modo mais sofisticado, Deus inspiraria o autor humano a escolher cada palavra disponível na sua cultura para expressar ideias, que seriam queridas diretamente por Deus, o que chega a quase equivaler a um ditado. Essa compreensão, embora bem-intencionada, não faz justiça nem à riqueza dos textos bíblicos nem ao modo concreto como Deus age na história. Hoje, a teologia bíblica e o Magistério da Igreja ajudam-nos a entender a inspiração não como um ditado celeste, mas como um processo vivo, histórico e espiritual, no qual Deus conduz um povo inteiro e, dentro dele, suscita testemunhas e intérpretes. A Bíblia não caiu do céu pronta. Ela nasceu na vida concreta de um povo que caminhava, sofria, lutava, errava, crescia, esperava e rezava. Por isso, antes de falar de livros inspi...

Metafísica essencial

Cornelio Fabro foi quem realçou a centralidade do ser como ato intensivo na metafísica de S. Tomás  Metafísica essencial:  1. Ipsum Esse É a perfeição máxima formal e real. Ato puro. Intensidade máxima. É participável pelas criaturas através de essências limitadas e da doação de ser ( actus essendi ) a tais essências.  • O ipsum Esse subsistens é a plenitude formal e atual do ser. Não é apenas a perfeição máxima “formal” no sentido lógico, mas o ato mesmo da formalidade infinita.  • Fabro enfatiza que o Esse divino é incomunicável em si mesmo (ninguém nem nada fora de Deus pode possuir ou receber a infinitude divina), mas é participável secundum quid , na medida em que Deus doa o ser finito às essências criadas.  • Aqui está a raiz da analogia entis : há continuidade (participação) e descontinuidade (infinitude divina versus finitude criada). ⸻ 2. Essência ( esse ut participabile ) É o ser enquanto participável, receptivo, em potência. Em si não é atual, mas u...

Fenômeno, númeno e a assimptoticidade do sentido: uma leitura crítica de Kant

A distinção entre fenômeno e númeno é um dos eixos centrais da filosofia crítica de Immanuel Kant. Em sua formulação original, ela tem um propósito delimitador: mostrar que a razão humana só conhece aquilo que aparece segundo as condições da sensibilidade e as categorias do entendimento. Fenômeno é, assim, o objeto tal como é dado nas condições do nosso aparato cognitivo; númeno, o objeto considerado em si mesmo, independentemente dessas condições. A tese kantiana parece, à primeira vista, conduzir a um agnosticismo radical: se só conhecemos fenômenos, então nada sabemos — absolutamente nada — da realidade tal como ela é. Contudo, essa interpretação maximamente cética não é necessária, e, filosoficamente, tampouco sustentável. E aqui começa a possibilidade de uma leitura mais elevada. 1. Porque o agnosticismo radical não se sustenta Mesmo Kant, ao afirmar a existência problemática do “númeno” como “coisa em si”, admite que há algo que se encontra na base da experiência. A própria ideia...