quinta-feira, 9 de junho de 2011

Missa do 6° dia da Novena de Santo Antônio - Ewbank da Câmara

MISSA DO 6° DIA DA NOVENA - 9 de junho



COMENTÁRIO INICIAL

Com.: Hoje estamos reunidos novamente para cumprir o que Jesus pediu na última ceia quando transformou o pão e o vinho em seu Corpo e Sangue, dizendo “Fazei isto em memória de mim”. O tema deste 6° dia na novena de nosso Padroeiro é “Zelo pela Palavra”. Jesus pede ao Pai por todos os que creem por causa da Palavra anunciada. Santo Antônio é modelo de ouvinte que crê e de pregador entusiasmado da Palavra viva de Deus. Cantemos para receber o Padre Danilo e seus auxiliares! 


 ANTES DAS LEITURAS


Com.: Ouçamos com atenção a Palavra que hoje Deus nos dirige!


PRECES

(Motivação espontânea pelo celebrante)

Com.: A resposta de nossos pedidos será: Senhor, escutai a nossa prece!

1. Pela Igreja católica no mundo inteiro, para que anuncie com alegria e sem amarras a Palavra de Deus, que cura, salva e liberta, rezemos ao Senhor!

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

2. Pelo Santo Padre Bento XVI, que neste mês completa 60 anos de ordenação sacerdotal, para que Deus o conserve no seu santo serviço, rezemos ao Senhor!

3. Pelos nossos Bispos e padres, anunciadores da Palavra de Deus, para que recebam do exemplo e intercessão de Santo Antônio força e entusiasmo, rezemos ao Senhor!

4. Pelas famílias de nossa paróquia, a fim de que sejam fiéis ouvintes e transmissoras da Palavra de Deus, rezemos ao Senhor!

5. Por cada um de nós em particular, para que abramos os ouvidos e o coração para crer no que Deus nos fala, rezemos ao Senhor!


FATO DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Uma vez Santo Antônio foi pregar missão na cidade italiana de Rímini. Alguns hereges, porém, correram na frente e preveniram o povo daquela cidade: que ninguém fosse ouvir aquele frade, porque era falso e mentiroso. A propaganda maldosa surtiu efeito. Pouca gente compareceu às pregações. Então Frei Antônio teve uma ideia inspirada: pregaria para os peixes, a fim de dar uma lição àquele povo desatendido. Perto da cidade passava um rio. Para lá se dirigiu o santo. Logo à primeira chamada os peixes apareceram à flor d'água. Colocando as cabecinhas fora, pareciam ouvir atentamente o que lhes dizia: - Caros irmãos peixes:Vou pregar para vocês, porque as pessoas de coração duro se recusaram a ouvir a Palavra de Deus. Continuou o sermão, elogiando o papel dos peixes na História da criação. Muita gente, atraída pela curiosidade, foi ver o santo conversando com os peixes. A lição valeu. Naquela mesma noite uma imensa multidão foi ouvir contritamente o sermão do pregador. Santo Antônio sempre foi grande estudioso da Sagrada Escritura. Escreveu muitos comentários sobre a Bíblia. Por isso é chamado "Arca do Testamento", "Cofre da Sagrada Escritura", "Doutor da Igreja". 



ORAÇÃO

Ó Santo Antônio, ajudai-me a descobrir os tesouros contidos na Palavra de Deus escrita, vós que a amastes e servistes. Alcançai-me perseverança para estudá-la, sabedoria para entendê-la e prudência para praticá-la. Que minha alegria comece e termine pela Palavra de Deus, que é o pão dos pobres e o sustento da caminhada. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário