Pular para o conteúdo principal

Entre a morte e a ressurreição

.
Palestra proferida por mim aos 25/06/2007 no auditório do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de Juiz de Fora, no contexto do “Ciclo de Palestras sobre a Ressurreição” promovido pelo Departamento de Teologia do CES-JF/ITASA.

A publicação neste blog será feita em partes

Pe. Elílio de Faria Matos Júnior


PARTE 1

ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO

Reflexões sobre a escatologia de Joseph Ratzinger

1. INTRODUÇÃO

O tema desta nossa palestra - “Entre a morte e a ressurreição”- , que figura no programa que os senhores receberam, é, na verdade, o título de um artigo do então Cardeal Joseph Ratzinger publicado, em 1982, na edição brasileira da Revista Communio (RATZINGER, Joseph. Entre a morte e a ressurreição. Communio, ano I, n. 1, p.67-86, jan./fev. 1982).

Pois bem. Trataremos de refletir, nos limites de nossa frágil competência, sobre um tema que toca o enigma do ser humano: o mistério da vida e da morte. Refletiremos, é claro, com base na fé cristã, que nos apresenta a promessa da ressurreição, tal como pôde apresentá-la o teólogo Joseph Ratzinger.

Não duvido de que o desejo de todos os homens é o de viver, viver para sempre uma vida feliz. Está inscrito no coração humano uma propensão para a vida perene, mas não para qualquer vida, e sim para uma vida feliz. Vida feliz e perene, eis nosso grande afã. No entanto, nossa experiência mais banal constata que esse profundo anseio da alma humana é contraditado pela dor e pela morte. Seria o homem uma paixão inútil?
.
A fé cristã afirma que fomos criados por Deus e para Deus, de modo que n'Ele nossa vida tem sentido; n'Ele, que se revelou a nós no rosto humano de Jesus, nosso desejo de vida eterna e feliz tem resposta. Aliás, o próprio desejo de imortalidade é uma marca do Deus imortal em nós, para que o procuremos e n'Ele descansemos. A grande promessa do Cristianismo é a vitória da vida sobre a morte. O éon presente será transfigurado, e teremos um novo éon. Novos céus e nova terra, prefigurados já na Ressurreição de Cristo, pedra de toque da fé cristã.

Nossa reflexão girará em torno do mistério da morte, que é uma certeza para nós – todo homem é mortal -, e da ressurreição, que é a promessa mais clamorosa da fé cristã, isto é, é uma das singularidades do Cristianismo. Morte e ressurreição, pois. É claro, não faremos uma fenomenologia da morte nem da ressurreição; esta é para os crentes, que vivemos ainda neste éon, uma coisa ainda do futuro, embora já se tenha dado em Jesus, que, em sua humanidade, é o homem levado à plenitude de sua vocação divina. A nossa reflexão focalizará a relação existente entre a morte e a ressurreição, e, desse modo, somente tocará o problema da morte e da ressurreição enquanto tais na estrita medida em que isso interessar à mencionada relação. Os novíssimos (céu, inferno, purgatório) não figurarão de per si na reflexão. Trataremos, portanto, de como, na visão do teólogo Ratzinger, se conjugam as duas coisas, a morte e a ressurreição. Os textos em que nos apoiaremos são basicamente dois: o já citado artigo intitulado Entre a morte e a ressurreição, e o livro Escatologia (RATZINGER, Joseph. Escatología: la muerte y la vida eterna. Barcelona: Herder, 1984), um verdadeiro tratado sobre a escatologia cristã, escrito pelo ainda padre Ratzinger em 1977, que compõe, como o IX volume, o Curso de Teologia Dogmática de Auer/Ratzinger.

De início cumpre notar o seguinte: lidamos aqui com um assunto delicado. Não nos é possível descrever o além como descrevemos o aquém. Aliás, o mundo mesmo que nos é acessível pelos sentidos apresenta-se, sob muitos aspectos, como algo misterioso. Basta acenar para as complexidades da própria matéria, que se fazem intensas no nível microfísico. Diz Ratzinger em Escatologia: “A transmissão da fé não tem como finalidade a satisfação da pura curiosidade. Sempre que essa transmissão sobrepassa o âmbito próprio da experiência humana, não se trata de entreter senão de orientar” (RATZINGER, 1984, p. 153).

A fé cristã na vitória da vida sobre a morte expressou-se através de várias imagens, que, na verdade, serviram para expressar a sua intencionalidade profunda. As imagens não devem ser confundidas sem mais com a própria fé. Surge então a pergunta decisiva, levada hoje, época de mudanças de mentalidade e cosmovisões plurais, a um grau de intensidade jamais visto: qual a intencionalidade profunda da fé, malgrado as várias imagens que lhe servem de veículo, inclusive imagens caras à religiosidade popular? Nessa questão transparece a tensão, legítima em si mesma, entre fidelidade à tradição e interpretação. Acontece, porém, que não é legítimo apropriar-se do dado transmitido e levar a cabo uma sua interpretação que, em última análise, fá-lo dizer aquilo que não queria absolutamente dizer. É preciso interpretar, é preciso transmitir a fé em contextos novos, mas sem jamais trai-la. São Palavras do Cardeal Ratzinger:
[...] a Igreja se encontra hoje diante de uma dupla necessidade: de um lado, é preciso salvaguardar, com perfeita fidelidade, as verdades fundamentais da fé; de outro lado, em meio à confusão espiritual de nossa época, o dever de interpretação tornou-se particularmente imperioso, para que a fé seja comunicável também em nossos dias. É possível que exista certa tensão entre a interpretação e a fidelidade; estas, porém, não estão menos indissoluvelmente ligadas entre si: somente quem torna a verdade novamente acessível e a transmite efetivamente, é que se mantém fiel a ela. Inversamente, porém, podemos dizer que somente quem permanece fiel à verdade pode dar a esta uma interpretação exata. Uma interpretação que não é fiel já não é explicação, porém, antes, falsificação. Se ao término de minha interpretação, honestamente não estou mais de acordo com a palavra a ser interpretada, se já não posso pronunciá-la de boa fé, é sinal de que fracassei na minha tarefa de intérprete (RATZINGER, 1982, p. 67-68).
Para Ratzinger, ademais, há um sujeito vivo no qual vive a herança deixada pelo Senhor. No seio desse sujeito, identidade e evolução não se opõem, pois ele assegura a coesão entre ambas; é a garantia da legítima identidade na evolução da compreensão e, como tal, critério hermenêutico para o homem de fé. Tal sujeito é a Igreja (Cf. RATZINGER, 1982, p. 73).
.

Comentários

  1. A paz de Jesus Padre Elílio!!
    Quanto mais leio o que escreve Bento XVI mais me fascina esse Glorioso Papa. Estou completamente convencido que ele é uma grande benção de Nosso Senhor Jesus para a Igreja de nossa época. Parabéns pelo texto. Sua benção Padre.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pe. Elílio, Salve Maria!

    Eu tenho uma dúvida, envolvendo exatamente sobre esse tema de morte e ressurreição: Numa parte do evangelho, Jesus diz que no Reino de seu Pai existem muitas moradas. A questão que eu gostaria que fosse esclarecida é, após a ressurreição dos corpos e o juizo final, qual o local exato onde os justos com seus corpos gloriosos habitarão definitivamente?

    Na nova Terra ou no reino de Deus?

    Ou a Nova Terra é o reino de Deus? O que eu não imagino que seja, já que após a morte, os justos viverão nesse Reino, gozando da visão beatífica...

    Quando faço essa pergunta, lógico que eu suponho aonde quer que os justos venham a habitar, eles gozarão da visão de Deus.

    Mas em relação à companhia do corpo glorioso de Cristo, da Virgem Maria, dos Santos Anjos... eu gostaria de saber se na Nova Terra os Bem aventurados também gozarão dessas presenças.

    Despeço-me.
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Parabés Padre pelo tema. Apenas fiquei confuso com as citações quando o senhor apeanas cita o nome Ratzinger e o ano. Referem-se ao artigo e ao livro, é isso?
    Saudação,
    Renato.

    ResponderExcluir
  4. MORTE E RESSUREIÇÃO!
    TEMAS PROPOSTOS PELA ESCATOLOGIA, DE MANEIRA ESPECIL ESCATOLOGIA CRISTÃ, INTERESSANTE QUANDO SE FAZ UMA LIGAÇÃO ANTOPOLOGIA TEOLOGIA E ESCATOLOGIA, POIS HA MEU VER CAMINHAM JUNTAS, POIS SE PODE FALAR DO HOMEM INSERIDO NA HISTÓRIA, SUA MORTE QUE É PROCESSO DA VIDA, OU SEJA A MORTE FAZ PARTE DA VIDA E SUA RESSURREIÇÃO, NO QUAL É POSSIVEL ATRAVÉZ DA GRAÇA DE DEUS, ESCATOLOGIA POUCO É DISCUTIDO E ESTUDADO, POR MAIS QUE ESTEJA PRESENTE NO HOMEM, POIS ELE É FINITO E IRA SOFRER TRANSFORMAÇÃO PÓS MORTE QUE SE CHAMA RESSURREIÇÃO. POIS NA COMPREENSÃO DO TERMO E PRESCISO PERMANECER A IDENTIDADE E CONTINUIDADE, NISTO CONSISTE A NOVIDADE DA SITUAÇÃO RESSURREIÇÃO.

    CLAUDEMIR RICARDO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir