Pular para o conteúdo principal

Carta Encíclica "Ecclesia de Eucharistia" de S.S. o Papa João Paulo II

Padre Elílio de Faria Matos Júnior

Na Quinta-feira Santa (17-4-03), o Santo Padre João Paulo II, em cumprimento do ofício petrino de confirmar os irmãos na fé (cf. Lc 22,32), publicou valiosa carta encíclica intitulada Ecclesia de Eucharistia - “A Igreja (vive) da Eucaristia” - e a endereçou aos bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e a todos os fiéis leigos. A encíclica versa sobre o Sacramento da Eucaristia em sua relação com a Igreja.

O teor fundamental do documento pontifício consiste em reafirmar os pontos fundamentais da doutrina católica a respeito do maior dos sacramentos. Ao longo de toda a encíclica, o Santo Padre insiste na “fé que as gerações cristãs viveram ao longo dos séculos, e que o magistério da Igreja tem continuamente reafirmado com jubilosa gratidão por dom tão inestimável” (n.11).

Os principais pontos doutrinários contemplados foram os seguintes:

1) O valor sacrifical da Eucaristia. A Eucaristia torna realmente presente no tempo e no espaço em que é celebrada o único Sacrifício de Cristo no Calvário, pelo qual se operou a salvação do mundo. Pela Eucaristia, o Sacrifício de Cristo atinge os fiéis dos diversos tempos e lugares de forma sacramental. Através dos sinais do pão e do vinho transubstanciados no Corpo e Sangue do Senhor, o Sacrifício perfeito e redentor (outrora oferecido de modo cruento no Calvário) torna-se realmente presente (agora de forma incruenta ou sacramental) e “realiza-se também a obra da nossa redenção” (Lumem Gentium n.3). “Este sacrifício é tão decisivo para a salvação do gênero humano que Jesus Cristo realizou-o e só voltou ao Pai depois de nos ter deixado o meio para dele participarmos como se tivéssemos estado presentes” (n.11) [o grifo meu]. A Eucaristia não é mera lembrança ou recordação do Sacrifício de Jesus. Entretanto, o único Sacrifício de Cristo não é repetido pela celebração da Eucaristia, mas tornado presente, atualizado no tempo e no espaço. O que se repete é a celebração memorial, não o Sacrifício. Cristo quis, de modo misterioso e admirável, associar a sua Igreja ao seu Sacrifício redentor, dando-lhe a possibilidade de, com Ele, oferecê-lo ao Pai, e também a possibilidade de oferecer-se a si mesma a Deus juntamente com o Sacrifício de Cristo. Tal mistério é grande: Mysterium fidei! Cristo e Igreja estão estreitamente unidos, pois o Sacrifício que nos salva torna-se presente na e pela Igreja. Ao realçar o seu valor sacrifical, o Papa reafirma que a Eucaristia está intimamente associada à Cruz, de modo que a Eucaristia “é sacrifício em sentido próprio, e não apenas em sentido genérico como se se tratasse simplesmente da oferta de Cristo aos fiéis para ser alimento espiritual” (n.13). Nesse sentido, o Papa lamenta que, às vezes, haja uma compreensão reduzida do mistério eucarístico que o torna “despojado de seu valor sacrifical e vivido como se em nada ultrapassasse o sentido e o valor de um encontro fraterno ao redor da mesa” (n.10). A celebração eucarística (a Santa Missa) é mais do que um mero encontro de irmãos; é o Sacrifício de Cristo tornado sacramentalmente presente, Sacrifício que nos une a Deus (ao Pai por Cristo no Espírito) de modo especialíssimo (pois somos associados a Cristo, que, na força do Espírito Santo, ofereceu-se como Vítima agradável ao Pai) e fundamenta a autêntica fraternidade. Por isso, nada se compara à Santa Missa, pois seu valor é o valor do sacrifício do Calvário, valor único, insubstituível e infinito. O Papa lembra ainda que o Sacrifício eucarístico torna presente não só o mistério da paixão e morte do Senhor, mas também o mistério da ressurreição, pois é por estar vivo e ressuscitado que Cristo pode tornar-se presente.

2) A presença real de Cristo na Eucaristia. A atualização sacramental do Sacrifício de Cristo em cada Santa Missa implica a presença real de Cristo na Eucaristia. Presença real não a título exclusivo, como se outras presenças não fossem reais, mas presença real por excelência, uma vez que na Eucaristia Cristo está substancialmente presente, o Cristo completo, Deus e homem (cf. n.15). Para indicar essa presença real de Cristo na Eucaristia, o Papa reafirma que o termo transubstanciação é conveniente e apropriado. Tal termo é mesmo já consagrado pelo magistério da Igreja. Transubstanciação indica que, após a consagração, a substância do pão e do vinho deixa de existir e passa a existir a substância do corpo e sangue de Cristo, Deus e homem. O termo substância aqui há de ser entendido, não como a física moderna o entende, mas como realidade ontológica fundamental, que define o ser ou a realidade íntima de uma coisa como tal, perceptível apenas pela inteligência. Isso quer dizer: apesar da aparência (acidentes) do pão e do vinho persistir (sabor, cor, quantidade..., o que definiria a substância para a física moderna), a sua substância (a realidade mais íntima que define o seu ser como tal, percebida aqui pela inteligência à luz da fé) é a substância do Corpo e Sangue do Senhor, ou seja, o seu ser já não é mas pão e vinho, mas o ser de Cristo. A presença real de Cristo na Eucaristia continua mesmo após o término da Santa Missa, e tal presença é o fundamento da adoração que os fiéis devem prestar às espécies consagradas.

3) A Eucaristia é também banquete. A Eucaristia é banquete porque aí Cristo se oferece como verdadeiro alimento: “a minha carne é, em verdade, uma comida, e o meu sangue é, em verdade uma bebida” (Jo 6,55). Pela Eucaristia, entramos em íntima comunhão com Cristo, que nos comunica seu Espírito e faz-nos experimentar já na terra as primícias da plenitude das alegrias do céu. A Eucaristia é para nós penhor da ressurreição futura: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,24). A idéia de banquete pode sugerir familiaridade, mas a Igreja sempre se absteve de banalizar esta intimidade com o seu Esposo, recordando-se de que Cristo é seu Senhor e a Eucaristia, embora banquete, permanece sempre assinalada pelo Sacrifício do Gólgota, pelo sangue derramado na Cruz.

4) A Eucaristia e o sacerdócio ministerial. Embora todos os fiéis concorram para a oblação da Eucaristia em vista de seu sacerdócio real adquirido pelo batismo, é somente “o sacerdote ministerial (ou ordenado) quem realiza o sacrifício eucarístico fazendo as vezes de Cristo e oferece-o a Deus em nome de todo o povo” (Lumem Gentium, n.10). O sacerdote ordenado participa de modo especial do Único e Sumo Sacerdócio de Cristo, agindo in persona Christi Capitis (na pessoa de Cristo Cabeça). Agir in persona Christi é mais que agir em nome de Cristo, é identificação sacramental com Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, sujeito de seu próprio Sacrifício. Assim, o Sacrifício eucarístico não pode ser oferecido pelas mãos de quem não tenha recebido o sacramento da Ordem. A celebração eucarística foi confiada por Cristo aos Apóstolos e a seus sucessores, os bispos (e os auxiliares destes, os presbíteros). A necessidade do sacramento da Ordem para a celebração da Eucaristia revela que a Eucaristia é um dom que vem do Alto e “supera radicalmente o poder da assembléia” (n. 29). Por isso, é de lamentar que, hoje, muitas comunidades fiquem privadas da celebração da Santa Missa por falta de sacerdotes ordenados. A celebração da Palavra não substitui o santo Sacrifício da Missa. Aliás, nada pode substituir o Sacrifício da Missa, pois, na verdade, quem o oferece é o próprio Cristo pelas mãos do sacerdote ordenado. Toca aos fiéis a obrigação de rezar pelas vocações sacerdotais. Os irmãos separados que não possuem o sacerdócio ordenado, que, por uma série de sucessão ininterrupta, remonta aos Apóstolos, não possuem também o sacramento da Eucaristia.

Além desses pontos fundamentais da autêntica doutrina católica sobre a Eucaristia, João Paulo II recorda também algumas noções relativas à Eucaristia, como a necessidade de o fiel estar em comunhão invisível com o mistério de Cristo (o que supõe o “estado de graça”) e visível (estar incorporado na S. Igreja, aceitando toda a sua organização e os meios de salvação nela instituídos, sua profissão de fé e seus legítimos pastores, o Papa e os bispos, através dos quais Cristo governa visivelmente o seu povo) para participar dignamente da Eucaristia. A Eucaristia supõe, aprofunda e leva à plenitude tanto a comunhão invisível quanto a visível. O Papa ainda insiste no decoro com que se deve celebrar a Eucaristia: a arte (arquitetura, adornos, música) deve se colocar a serviço de tão grande Mistério e saber exprimir seu autêntico significado.

Por fim, o Santo Padre volta-se para Maria Santíssima, “a mulher eucarística” (cf. n.53), e ressalta que ela pode guiar-nos para o Sacramento da Eucaristia, seja por seu “sim” firme à Palavra de Deus (a Eucaristia deve ser aceita pela fé na Palavra de Deus, pois ultrapassa as possibilidades de compreensão da pura razão), seja por ter sido ela o primeiro “sacrário” da história, seja ainda por ela ter-se unido a Cristo durante sua paixão e, depois, através da participação da celebração eucarística presidida pelos Apóstolos.

A encíclica termina com o convite a não atenuar nenhuma das dimensões ou exigências do Sacramento da Eucaristia, professando sempre a verdade integral a seu respeito, verdade essa que recebemos do próprio Cristo através dos Apóstolos. “Esta fé (que nos veio dos Apóstolos) permanece imutável, e é essencial para a Igreja que assim continue” (n.27). Toda reverência não é bastante diante da Eucaristia, pois “neste sacramento se condensa todo o mistério da nossa redenção” (S. Tomás de Aquino, Summa theologiae III, q.83, a.4c). A verdadeira piedade eucarística há de ser buscada na “escola dos Santos” (n.62), que, mais do que ninguém, são conscientes da grandeza deste Sacramento e seus verdadeiros intérpretes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir