Pular para o conteúdo principal

O amor como porta da Trindade: reflexões a partir do Livro VIII do De Trinitate de Santo Agostinho

Entre os quinze livros que compõem o De Trinitate, obra monumental de Santo Agostinho sobre o mistério de Deus uno e trino, o oitavo ocupa um lugar especial. Trata-se de um dos textos mais místicos de todo o tratado, marcando uma virada decisiva na obra. Até então, Agostinho havia se dedicado sobretudo a defender a fé trinitária contra as heresias e a esclarecer, à luz da Escritura e da razão, a igualdade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. No entanto, ao iniciar o Livro VIII, ele toma outro rumo: conduz o leitor ao interior da experiência do amor, mostrando que não basta conhecer teoricamente a Trindade, mas é preciso tocá-la na vida do coração.

Agostinho parte de uma afirmação central: Deus é a Verdade e o Sumo Bem. Quem ama a verdade já ama a Deus, ainda que não tenha plena consciência disso. Do mesmo modo, toda busca do bem, mesmo quando dirigida a coisas passageiras, é no fundo um desejo de Deus, o Bem supremo e inesgotável. Essa convicção introduz um ponto decisivo: o conhecimento de Deus não se dá apenas pelo intelecto, mas também – e principalmente – pelo amor. A fé ilumina a razão, e o amor abre os olhos da alma para perceber a presença de Deus de maneira mais íntima.

É aqui que o Bispo de Hipona lança uma de suas mais belas intuições: “Vês a Trindade se vês a Caridade”. O amor verdadeiro já é, em si mesmo, um vestígio da vida trinitária. Quando alguém ama, há sempre três elementos presentes: o amante, o amado e o amor que os une. Nessa tríade humana encontra-se uma imagem, ainda que limitada, da eterna comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Assim, a experiência cotidiana de amar e ser amado pode se tornar uma porta de acesso ao mistério divino.

Esse movimento tem consequências práticas. Para Agostinho, não se pode amar a Deus sem amar o próximo, e não se pode amar autenticamente o próximo sem referir esse amor a Deus. Toda caridade é, ao mesmo tempo, dom recebido de Deus e reflexo da sua presença em nós. O amor ordena os afetos, liberta do apego às coisas perecíveis e orienta a vida para o eterno.

O Livro VIII, portanto, não é apenas um exercício de filosofia ou de teologia: é um convite existencial. Agostinho mostra que a Trindade não é um mistério distante, reservado a especialistas, mas uma realidade viva que se manifesta em cada ato de amor verdadeiro. A caridade, dom do Espírito Santo, é ao mesmo tempo o caminho e o sinal de que estamos unidos a Deus.

No fim, a mensagem do bispo de Hipona ressoa com simplicidade e profundidade: compreender a Trindade é tarefa difícil, mas viver a Trindade, pela experiência do amor, está ao alcance de todos os que abrem o coração à graça. O Livro VIII do De Trinitate é, assim, um hino ao amor que une, transforma e revela – amor que não apenas fala de Deus, mas que já é participação em sua própria vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A autoridade papal fica de pé

O episódio ocorrido na noite de Natal deste ano na Basílica de São Pedro em Roma é, de certa forma, um símbolo dos tempos atuais. O Papa, Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra, cai. A mitra, símbolo de sua autoridade, rola no chão. A férula, que representa a sua missão de pastor universal, é derrubada pelo homem moderno, desorientado, confuso e como que fora-de-si. Louca ou não, a jovem de 25 anos que provocou o incidente bem representa o mundo de hoje, que joga por terra a autoridade e as palavras do Romano Pontífice, que, na expressão da grande Santa Catarina de Siena, é «o doce Cristo na Terra». A jovem é louca? Não sei. Mas sei que o é, e muito, o mundo que rejeita Deus e o seu Cristo para abraçar o vazio e caminhar nas trevas. Bento XVI se ergue rápido e continua seu caminho. Celebra a Santa Missa, que é o que há de mais sublime sobre a face da Terra, rende o verdadeiro culto a Deus e conserva-se em seu lugar, como pastor colocado à frente do rebanho pelo Pastor Eterno, ...

Convite ao eclesiocentrismo

O Cardeal Giacomo Biffi, arcebispo emérito de Bologna, faz um convite quase insuportável aos ouvidos que se consideram avançados e atualizados em matéria teológica: trata-se de um convite ao eclesiocentrismo. O quê? Isso mesmo. Um convite ao eclesiocentrismo. É o que podemos ler, estudar e meditar em seu livro sobre eclesiologia - La Sposa chiacchierata: invito all’ecclesiocentrismo -, que ganhou uma tradução portuguesa sob o título Para amar a Igreja . Belo Horizonte: Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém do Pará / Editora O Lutador, 2009. . O motivo que leva o arcebispo e cardeal da Igreja Giacomo Biffi a fazer um convite assim tão «desatual» é o seu amor pela verdade revelada em Cristo. A teologia para Biffi não se deve ocupar com discursos divagantes sobre hipóteses humanas, não deve fazer o jogo do «politicamente correto», mas deve, isto sim, contemplar a « res », isto é, a realidade que corresponde ao desígnio do Pai, a sua verdade. E com relação à ver...

Reencarnação ou ressurreição?

Muitos são levados a crer na reencarnação porque acham que ela pode explicar, com lógica férrea, o fato de uns viverem neste mundo em melhores condições do que outros. Assim, uns vêm de boas famílias, que lhes dão todas as condições para uma vida digna e feliz, enquanto outros ficam privados da educação mínima e da formação do caráter por não terem tido a sorte de nascerem no seio de uma família estruturada. Outros, muitos dos quais inocentes e gente que só faz o bem, são atormentados com terríveis sofrimentos corporais e psíquicos, morais e espirituais, sem que entendamos o porquê de uma situação aparentemente tão injusta. Os exemplos poderiam multiplicar-se, dando-nos a ver que a vida parece ser muito injusta com não poucos homens e mulheres. O relativo sucesso da doutrina reencarnacionista estaria em oferecer uma resposta a esse impasse, ensinando que as diversas sortes das pessoas neste mundo devem-se ao teor do comportamento moral que levaram em vidas passadas. Dizem q...