Pular para o conteúdo principal

Habermas e Ratzinger. Um diálogo imprescindível

O livro Dialéctica de la secularización. Sobre la razón y la religión, fruto do diálogo entre Joseph Ratzinger e Jürgen Habermas, representa um marco no esforço de aproximar fé e razão em um mundo secularizado. Trata-se de um encontro singular, pois reúne dois pensadores que muitos consideravam intelectualmente opostos: de um lado, o teólogo então cardeal Ratzinger, defensor da centralidade da fé cristã; de outro, Habermas, expoente do pensamento laico iluminista. O tema discutido — se o Estado liberal e secularizado pode sustentar-se sem fundamentos éticos prévios — toca o coração das tensões atuais entre democracia, religião e racionalidade moderna.

Habermas sustenta que o Estado democrático pode fundamentar-se a partir de uma razão autônoma e pós-metafísica, sem necessidade de recorrer diretamente às tradições religiosas. Contudo, ele reconhece que a democracia enfrenta um déficit motivacional: para existir, não basta que as normas sejam juridicamente válidas, é preciso que os cidadãos estejam dispostos a agir solidariamente, a se engajar em favor do bem comum. Nesse ponto, Habermas admite que as tradições religiosas, longe de desaparecerem, permanecem vivas nas sociedades pós-seculares e carregam consigo um patrimônio moral de grande valor. Daí sua proposta de que a secularização seja entendida como um processo de aprendizado recíproco: a razão laica deve esforçar-se por compreender as convicções religiosas, e as religiões devem traduzir seus conteúdos normativos em uma linguagem acessível a todos. Assim, seria possível que crentes e não crentes convivessem em pé de igualdade no espaço público.

Mas é Ratzinger quem sublinha com vigor a necessidade de valores que não estejam sujeitos ao jogo das maiorias. O direito, afirma ele, não pode ser simples expressão da vontade dos mais fortes, nem pode depender apenas de maiorias circunstanciais, já que também estas podem ser cegas ou injustas. É preciso que haja algo que esteja além das decisões políticas, algo irrenunciável e inegociável, que todos devam reconhecer como fundamento da convivência humana. Esses valores não derivam de convenções históricas, mas da própria natureza do homem: a dignidade intrínseca de cada pessoa, o direito à vida, a liberdade vinculada à justiça, os direitos humanos fundamentais e a própria busca da verdade. Trata-se de pressupostos pré-políticos, sem os quais o Estado democrático perderia sua base ética e se reduziria a mera técnica de poder.

Ratzinger insiste que esses valores podem e devem ser reconhecidos pela razão, independentemente da fé. Ao mesmo tempo, ele alerta que a razão, quando isolada, pode cair em patologias destrutivas — basta pensar na bomba atômica ou nas manipulações genéticas que tratam o ser humano como produto. Do outro lado, também existem patologias da religião, quando esta se desvia em direção ao fanatismo e à violência. Por isso, Ratzinger propõe uma relação de purificação recíproca: a fé precisa da crítica da razão para não se deformar, mas a razão também precisa da fé para não se perder em seu próprio poder cego. É justamente nesse diálogo, tenso e fecundo, que se encontra a possibilidade de uma ética comum capaz de sustentar a convivência mundial.

O consenso em torno desses valores irrenunciáveis não pode ser simplesmente imposto, mas deve nascer do reconhecimento partilhado de que sem eles não há futuro para a liberdade nem para a dignidade humanas. É nesse horizonte que o diálogo entre Habermas e Ratzinger revela sua relevância: ambos apontam para a necessidade de um encontro entre perspectivas seculares e religiosas, mas Ratzinger lembra que há uma base que precede toda política, um núcleo ético derivado da natureza humana, que simplesmente não pode ser negociado. Em torno dele, razão e tradição religiosa são chamadas a cooperar e a se purificar mutuamente, oferecendo ao mundo uma via de esperança diante das crises de nosso tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A autoridade papal fica de pé

O episódio ocorrido na noite de Natal deste ano na Basílica de São Pedro em Roma é, de certa forma, um símbolo dos tempos atuais. O Papa, Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra, cai. A mitra, símbolo de sua autoridade, rola no chão. A férula, que representa a sua missão de pastor universal, é derrubada pelo homem moderno, desorientado, confuso e como que fora-de-si. Louca ou não, a jovem de 25 anos que provocou o incidente bem representa o mundo de hoje, que joga por terra a autoridade e as palavras do Romano Pontífice, que, na expressão da grande Santa Catarina de Siena, é «o doce Cristo na Terra». A jovem é louca? Não sei. Mas sei que o é, e muito, o mundo que rejeita Deus e o seu Cristo para abraçar o vazio e caminhar nas trevas. Bento XVI se ergue rápido e continua seu caminho. Celebra a Santa Missa, que é o que há de mais sublime sobre a face da Terra, rende o verdadeiro culto a Deus e conserva-se em seu lugar, como pastor colocado à frente do rebanho pelo Pastor Eterno, ...

Convite ao eclesiocentrismo

O Cardeal Giacomo Biffi, arcebispo emérito de Bologna, faz um convite quase insuportável aos ouvidos que se consideram avançados e atualizados em matéria teológica: trata-se de um convite ao eclesiocentrismo. O quê? Isso mesmo. Um convite ao eclesiocentrismo. É o que podemos ler, estudar e meditar em seu livro sobre eclesiologia - La Sposa chiacchierata: invito all’ecclesiocentrismo -, que ganhou uma tradução portuguesa sob o título Para amar a Igreja . Belo Horizonte: Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém do Pará / Editora O Lutador, 2009. . O motivo que leva o arcebispo e cardeal da Igreja Giacomo Biffi a fazer um convite assim tão «desatual» é o seu amor pela verdade revelada em Cristo. A teologia para Biffi não se deve ocupar com discursos divagantes sobre hipóteses humanas, não deve fazer o jogo do «politicamente correto», mas deve, isto sim, contemplar a « res », isto é, a realidade que corresponde ao desígnio do Pai, a sua verdade. E com relação à ver...

Memória de Santo Tomás de Aquino

. Homilia proferida por mim na festa de Santo Tomás de Aquino em Missa celebrada no Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, de Juiz de Fora, MG, do qual sou membro. Pe. Elílio de Faria Matos Júnior Prezados irmãos e irmãs na santa fé católica, Ao celebrarmos a memória de Santo Tomás de Aquino, patrono de nosso instituto, desejo reportar-me às palavras que o santo doutor, tomando-as emprestadas de Santo Hilário, escreveu logo no início de uma de suas mais importantes obras, a Summa contra gentes , e que bem representam a profunda espiritualidade do Aquinate e a vida mística que envolvia sua alma. Sim, Santo Tomás, além de filósofo e teólogo, homem das especulações profundas e áridas, era também um santo e um místico, homem da união com Deus. São estas as palavras: “Ego hoc vel praecipuum vitae meae officium debere me Deo conscius sum, ut eum omnis sermo meus et sensus loquatur” , isto é, “Estou consciente de que o principal ofício de minha vida está relacionado a Deus, a quem me ...