Pular para o conteúdo principal

Verdade e objetividade em Nietzsche

 

Resumo do capítulo Truth and Objectivity, do livro Nietzsche’s Ontology, de Laird Addis (Ontos Verlag, 2012). 

O autor argumenta que Nietzsche não rejeitava a verdade e a objetividade, como muitos intérpretes sugerem, mas sim reformulava sua compreensão de ambos. O texto desenvolve essa tese ao longo de três eixos principais: (1) a concepção de verdade em Nietzsche, (2) sua visão sobre objetividade e método, e (3) as implicações disso para sua ontologia.


1. Verdade como Correspondência

O autor critica a ideia de que Nietzsche era um opositor da verdade e sustenta que, ao contrário, Nietzsche aderia a uma concepção de verdade como correspondência. A verdade, nesse sentido, consiste na adequação entre um pensamento ou enunciado e a realidade objetiva. O autor argumenta que essa é a concepção comum de verdade em qualquer linguagem natural e que até mesmo Nietzsche, em sua prática filosófica, opera dentro desse entendimento.

Entretanto, Nietzsche problematiza a noção tradicional de verdade ao introduzir três aspectos distintos:

• A natureza da verdade: O que é a verdade? Para Nietzsche, a verdade se baseia na correspondência entre pensamento e realidade.

• Os critérios de verdade: Como podemos saber se algo é verdadeiro? Nietzsche explora a coerência e a utilidade como critérios auxiliares para avaliar afirmações.

• O valor da verdade: Por que devemos buscar a verdade? Aqui Nietzsche introduz sua crítica mais radical, questionando se a verdade é sempre desejável ou benéfica para a vida humana.

O autor argumenta que Nietzsche não nega a existência da verdade, mas questiona a suposição de que a busca pela verdade deve ser sempre privilegiada. Essa é uma das suas contribuições mais originais, pois ele sugere que, em algumas circunstâncias, a ilusão pode ser mais favorável à vida do que a verdade.


2. Objetividade e Método

Um dos principais equívocos na interpretação de Nietzsche, segundo o autor, é a ideia de que ele rejeitava a objetividade. O autor esclarece que Nietzsche distingue entre uma visão ingênua de objetividade (como um “olhar neutro e desinteressado sobre o mundo”) e uma concepção mais sofisticada, na qual a objetividade é entendida como um método rigoroso de investigação.

Nietzsche valoriza a objetividade como um ideal a ser alcançado através da disciplina intelectual. Isso envolve:

• Autocontrole e disciplina: O pensador objetivo deve evitar ser influenciado por suas paixões e desejos pessoais.

• Múltiplas perspectivas: A busca pela objetividade não significa a ausência de perspectiva, mas sim a capacidade de considerar diferentes pontos de vista para alcançar uma visão mais abrangente da realidade.

• Método rigoroso: Nietzsche admira historiadores e cientistas que seguem métodos objetivos, como Thucydides e Michelson-Morley, cujo trabalho demonstra como a objetividade pode ser alcançada na prática.

Assim, Nietzsche não rejeita a objetividade, mas a redefine como um esforço metódico para minimizar distorções pessoais e alcançar uma compreensão mais precisa do mundo.


3. Perspectivismo e Conhecimento

Nietzsche é frequentemente associado ao perspectivismo, a ideia de que todo conhecimento é condicionado pela perspectiva do observador. No entanto, o autor argumenta que isso não implica a negação da objetividade ou da verdade, mas sim uma forma de enriquecê-las.

Nietzsche identifica cinco tipos principais de perspectivismo:

1. Localização social e cultural: Nossa visão de mundo é moldada pelo tempo e lugar em que vivemos.

2. Abordagem cognitiva: Diferentes formas de investigação (como generalizações versus análises individuais) afetam a maneira como percebemos a realidade.

3. Categorias conceituais: Diferentes sistemas de pensamento estruturam a experiência de formas distintas.

4. Limitações sensoriais: Os seres humanos percebem o mundo através de um aparato sensorial específico, diferente do de outros animais.

5. Necessidade humana de crença: Algumas crenças são indispensáveis para a sobrevivência e podem não ser verdadeiras no sentido estrito.

O autor argumenta que, longe de ser um obstáculo à objetividade, o perspectivismo pode ser incorporado como um método para melhorar a compreensão do mundo, tornando-a mais abrangente.


4. Nietzsche e a Possibilidade de uma Ontologia

Dado que Nietzsche admite a objetividade e a possibilidade de conhecimento, o autor conclui que ele possui uma ontologia, ou seja, uma concepção sobre a estrutura fundamental da realidade. Nietzsche reconhece um mundo independente da mente humana e propõe certas teses ontológicas, como:

• A realidade é marcada pela mudança e pelo devir, sem essências fixas.

• A causalidade é mais complexa do que uma simples relação linear entre causa e efeito.

• A “vontade de poder” é um princípio fundamental da realidade.

O autor enfatiza que, mesmo que Nietzsche critique certas noções metafísicas tradicionais, sua filosofia pressupõe uma ontologia implícita, baseada em uma visão dinâmica da realidade.


Conclusão

Nietzsche não rejeita a verdade nem a objetividade, mas reformula ambas dentro de um quadro mais complexo. Ele adere a uma concepção de verdade como correspondência, valoriza a objetividade como um método rigoroso de investigação e integra o perspectivismo como uma ferramenta para enriquecer o conhecimento. Assim, sua filosofia não nega a possibilidade de conhecer a realidade, mas busca um caminho mais realista e crítico para alcançá-la. Dessa forma, Nietzsche tem, sim, uma ontologia, que pode ser explorada sem contradição com suas reflexões epistemológicas.


Observação pessoal

Julgo que a filosofia de Nietzsche se apoie num ponto que ele considerava uma verdade básica: o devir contínuo de todas as coisas. A partir dessa ontologia de base (o ser é devir), Nietzsche julgará que a perspectiva na consideração da verdade é imprescindível, já que a “correspondência” da inteligência com o devir, na medida em que isto é possível, seria sempre correspondência de uma inteligência singular em mudança com um ponto da realidade também em mudança, e a vida e sua autoafirmação seriam valores que se sobrepõem ao valor da verdade, sendo este sempre relativo à afirmação vital. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A autoridade papal fica de pé

O episódio ocorrido na noite de Natal deste ano na Basílica de São Pedro em Roma é, de certa forma, um símbolo dos tempos atuais. O Papa, Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra, cai. A mitra, símbolo de sua autoridade, rola no chão. A férula, que representa a sua missão de pastor universal, é derrubada pelo homem moderno, desorientado, confuso e como que fora-de-si. Louca ou não, a jovem de 25 anos que provocou o incidente bem representa o mundo de hoje, que joga por terra a autoridade e as palavras do Romano Pontífice, que, na expressão da grande Santa Catarina de Siena, é «o doce Cristo na Terra». A jovem é louca? Não sei. Mas sei que o é, e muito, o mundo que rejeita Deus e o seu Cristo para abraçar o vazio e caminhar nas trevas. Bento XVI se ergue rápido e continua seu caminho. Celebra a Santa Missa, que é o que há de mais sublime sobre a face da Terra, rende o verdadeiro culto a Deus e conserva-se em seu lugar, como pastor colocado à frente do rebanho pelo Pastor Eterno, ...

Convite ao eclesiocentrismo

O Cardeal Giacomo Biffi, arcebispo emérito de Bologna, faz um convite quase insuportável aos ouvidos que se consideram avançados e atualizados em matéria teológica: trata-se de um convite ao eclesiocentrismo. O quê? Isso mesmo. Um convite ao eclesiocentrismo. É o que podemos ler, estudar e meditar em seu livro sobre eclesiologia - La Sposa chiacchierata: invito all’ecclesiocentrismo -, que ganhou uma tradução portuguesa sob o título Para amar a Igreja . Belo Horizonte: Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém do Pará / Editora O Lutador, 2009. . O motivo que leva o arcebispo e cardeal da Igreja Giacomo Biffi a fazer um convite assim tão «desatual» é o seu amor pela verdade revelada em Cristo. A teologia para Biffi não se deve ocupar com discursos divagantes sobre hipóteses humanas, não deve fazer o jogo do «politicamente correto», mas deve, isto sim, contemplar a « res », isto é, a realidade que corresponde ao desígnio do Pai, a sua verdade. E com relação à ver...

Memória de Santo Tomás de Aquino

. Homilia proferida por mim na festa de Santo Tomás de Aquino em Missa celebrada no Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, de Juiz de Fora, MG, do qual sou membro. Pe. Elílio de Faria Matos Júnior Prezados irmãos e irmãs na santa fé católica, Ao celebrarmos a memória de Santo Tomás de Aquino, patrono de nosso instituto, desejo reportar-me às palavras que o santo doutor, tomando-as emprestadas de Santo Hilário, escreveu logo no início de uma de suas mais importantes obras, a Summa contra gentes , e que bem representam a profunda espiritualidade do Aquinate e a vida mística que envolvia sua alma. Sim, Santo Tomás, além de filósofo e teólogo, homem das especulações profundas e áridas, era também um santo e um místico, homem da união com Deus. São estas as palavras: “Ego hoc vel praecipuum vitae meae officium debere me Deo conscius sum, ut eum omnis sermo meus et sensus loquatur” , isto é, “Estou consciente de que o principal ofício de minha vida está relacionado a Deus, a quem me ...