Pular para o conteúdo principal

Trindade divina: uma só realidade em três modos de subsistência

 Por sugestão de um amigo, que me pedia uma ilustração sobre o mistério da Trindade em Deus, escrevo o seguinte texto: 

O último pensamento de S. Tomás sobre a Trindade em Deus está muito próximo do que foi defendido por K. Rahner no século XX. 

Rahner defendeu que em Deus há três modos de subsistência. Alguns o querem acusar de modalismo, mas, a meu ver, sem razão. 

O modalismo não defende a subsistência dos modos distintos, mas modos sem subsistência, modos econômicos, por assim dizer temporais, em relação a nós. Deus seria chamado de Pai, Filho e Espírito porque se teria mostrado como Pai, Filho e Espírito na história, para nós, mas em si mesmo seria simplesmente Deus. O modalismo tira a trindade da essência eterna de Deus.  

O entendimento de Rahner é bem outro. Os modos em Deus são subsistentes, constitutivos da essência divina. E, assim, existem na eternidade de Deus. Subsistem na sua distinção e mútua relação. São o próprio Deus. 

Rahner ressalta sobretudo a unidade e a unicidade divina: Deus é uma só realidade, um só sujeito, não três. Deus é numericamente um. Quase poderíamos dizer que é uma só pessoa, se o termo não não fosse consagrado pela tradição para referir-se ao que Rahner chama de modos de subsistência. O último Tomás e também Rahner evitam dizer que as pessoas em Deus possam ser entendidas como relações entre eu e tu. São relações, mas relações que se dão no único Sujeito divino dotado de conhecimento e vontade. É o Pai, fonte da vida divina, que se conhece (cujo fruto é o Verbo) e se ama no Verbo (cujo fruto é o Amor). Se cada pessoa divina fosse propriamente um eu ou um sujeito em si, cada uma teria de ter a processão de um verbo e de um amor, o que multiplicaria indefinidamente as trindades. Assim, só se poderia falar das relações trinitárias como sendo de eu para tu de modo impróprio. O Verbo encarnado, que se dirige ao Pai como um tu, o faz porque na encarnação se relaciona com o Pai a um novo título, com a psicologia de um ser humano. 

Essa única realidade que é Deus subsiste de três modos distintos. Há atividades eternas distintas em Deus: a atividade do inteligir e do querer ou do conhecimento e da vontade, como se dá em todo sujeito espiritual. Do ser de Deus procede o Verbo interior através da atividade do inteligir. Do ser de Deus também procede o Amor através da atividade do querer. Assim temos três modos subsistentes em Deus: o Ser, do qual toda a vida divina procede; o Verbo que procede do Ser; e o Amor que procede do Ser e do Verbo (o querer supõe o Verbo do conhecimento). O modo do qual tudo procede recebe o nome de Pai. É o Pai que se conhece e se ama. O modo que procede do Pai como uma imagem perfeita (imagem intelectual) de Deus recebe o nome de Filho. O modo que procede do Pai e do Filho como o êxtase de Deus recebe o nome de Espírito Santo. 

Esses modos subsistentes são chamados pela tradição de pessoas. Mas pessoa aqui, já se vê, não é um núcleo psicológico autônomo. É por serem subsistentes distintos que os modos são ditos pessoas. Essas pessoas conservam uma semelhança apenas analógica com as pessoas humanas. O que há de ponto de contato entre as pessoas divinas e as pessoas humanas é a subsistência distinta e incomunicável (pessoa é o nome comum dos subsistentes irrepetíveis e incomunicáveis; assim, o Pai não é o Filho, à semelhança do Pedro que não é a Maria: Pai e Filho, Pedro e Maria são pessoas, isto é, subsistentes distintos) e a natureza espiritual (pessoa só se diz de natureza espiritual, e as pessoas divinas são espirituais à semelhança das pessoas humanas). É claro que a semelhança entre o divino e o humano é analógica e indica uma dessemelhança muito maior. Se em Deus a noção de pessoa (subsistência espiritual) não implica núcleo psicológico autônomo, no homem, sim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missas da Novena de Santo Antônio em Ewbank da Câmara

As Missas com a Novena de Santo Antônio de Ewbank da Câmara (MG) começam no dia 4 de junho (sábado), às 19h, na matriz de Santo Antônio. Publicamos, dia por dia, para as equipes de liturgia e o povo em geral, os textos do comentário, as preces e o fato da vida de Santo Antônio com a respectiva oração do dia da novena. MISSA DO 1° DIA DA NOVENA - 4 de junho às 19h COMENTÁRIO INICIAL Com.: Com alegria, acolhemos a todos para esta Santa Missa, na qual celebramos o mistério da Ascensão do Senhor. Ao subir aos céus, Jesus nos mostra que estamos a caminho da casa do Pai. Não temos aqui morada permanente. Mas é certo que devemos viver bem aqui neste mundo, fazendo a vontade de Deus, para passarmos para a Casa do Pai com paz e tranquilidade. Hoje, celebramos também o 1° dia da novena de nosso padroeiro Santo Antônio, cujo tema é a “Vocação de Antônio”. Foi porque ele ouviu a voz de Deus em sua vida que se tornou santo, seguindo os passos de Jesus até o céu. Cantemos para acolher o celeb

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir