Pular para o conteúdo principal

A vontade deficiente e ativa. O mundo humano e o demoníaco


O mal aparece na nossa vida não apenas como ausência simples ou passiva do bem, mas também como um poder – uma eficiência – que corrompe, causando ativamente a privação do bem e, com ela, a dor e o sofrimento. Não que o mal em si mesmo possa ser algo subsistente. Agostinho e toda a tradição filosófico-teológica cristã sempre mostraram que o mal é ausência de bem. No entanto, a vontade criada, que em si mesma é boa, pode atuar de modo deficiente e, assim, promover ativamente o mal ou a desordem. Sendo Deus o Bem subsistente, nossa salvação consistirá sempre em nos abrir à sua presença e atuação. Diante de Deus, o mistério do mal não tem poder.

A vontade deficiente causadora do mal pode ser humana ou não humana. Como humanos, sabemos bem como uma vontade humana deficiente (orgulhosa, soberba, fechada ao Bem, não amorosa) pode causar grandes males. A tradição cristã afirma a existência de anjos e demônios. Trata-se de criaturas espirituais não humanas, dotadas de uma capacidade intelectual superior. Diante da escolha decisiva a que foram submetidos, os anjos optaram por Deus e os demônios, contra. O que faz do anjo uma criatura boa é a sua vontade boa, que aderiu a Deus e o recebeu como Dom. O que faz do demônio uma criatura má é a sua vontade má, que recusou a Deus. Veja-se que o demônio é uma criatura de Deus, em si mesma boa, mas que se tornou má pela vontade má ou deficiente. Ontologicamente, o demônio é bom. Moralmente, tornou-se mau pelo orgulho e pela soberba. O pecado de um demônio, que não têm inclinação sensível por ser puro espírito, não poderia estar relacionado à fraqueza, como em geral acontece com o homem, mas, sim, à plena deliberação: a recusa clarividente do Dom divino por uma vontade soberba e orgulhosa.

A tradição fala de inúmeros demônios e do seu líder Satanás ou Diabo. As Escrituras não oferecem muitos dados. O Antigo Testamento não tem demonologia desenvolvida, nem mesmo conhece propriamente o conceito de demônio. Às vezes os deuses falsos dos pagãos, dos quais também se diz que não existem ou que são mera aparência, são tidos como demônios. No livro de Jó, Satã aparece como figura literária que tem pleno acesso à coorte celeste, mas que mostra uma vontade má em relação aos homens. O Novo Testamento supõe um desenvolvimento da demonologia em Israel acontecido depois do exílio da Babilônia, sobretudo no período intertestamentário (Satanás ou Diabo passa a ser visto como o arquidemônio ou o principal inimigo de Deus), e dá destaque à atuação dos demônios, mas não entra em questões aprofundadas sobre sua origem, natureza e queda. Jesus é apresentado em luta contra os demônios depois de ter vencido as tentações do Diabo. Alguns teólogos atualmente, com boas razões, pensam que a existência dos demônios não faz parte intrínseca da Revelação, mas se deve a uma cultura que ficou no passado. No entanto, a Igreja, ainda hoje, sustenta a doutrina tradicional.

Na arte e na religiosidade popular, Satanás e os demônios têm sido imaginados e representados de diversos modos. A imaginação é rica, exuberante e, muitas vezes, objetivamente falsa. O ensinamento oficial da Igreja, por sua vez, é sóbrio sobre o tema. Os textos do magistério eclesial falam de potências espirituais não humanas, criaturas decaídas, contrárias a Deus e à salvação dos homens, mas os pastores e os mestres cristãos sempre convidaram a todos a colocar a atenção e o coração em Deus, de cuja providência nada fica fora, nem mesmo a ação demoníaca.

Não se quer negar a priori a ação nefasta dos demônios no mundo, mas hoje se sabe que muito do que se atribuía a tal ação, como doenças e, sem dúvida, muitos relatos de obsessões e possessões, são casos explicáveis naturalmente, com os recursos modernos da psicologia, da psiquiatria e da parapsicologia, ramo de saber que procura afirmar-se e oferece interessantes explicações com base em potências extraordinárias da alma humana. Tudo o que pode ser explicado naturalmente, sem recorrer a forças de outro mundo, deve ser assim explicado. É preciso sobriedade e prudência. Como quer que seja, grandes santos falam de suas próprias lutas espirituais contra poderes demoníacos. 

A fé cristã, embora reconheça a ação do mal, confia em Deus e descansa o coração nele. Como reconhecia um antigo Santo Padre, por causa da vitória de Jesus o demônio é um cão acorrentado — pode ladrar muito, mas só morde a quem se lhe chega perto.

Comentários

  1. Qual a diferença entre dizer que o "mal não é" e o "mal não existe"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mal não é um ente subsistente, mas é uma carência de um ser devido, que é uma desordem. Então, o mal existe como desordem na ordem do ser.

      Excluir
  2. O mal não é um ente subsistente, mas é uma carência de um ser devido, que é uma desordem. Então, o mal existe como desordem na ordem do ser.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir