Pular para o conteúdo principal

E o mal que nos fere?


O sofrimento é o grande escândalo, principalmente quando atinge o frágil e o inocente. Muitos veem no mal o grande empecilho para acreditar num Deus criador bondoso.

Santo Agostinho (354-430) iluminou o enigma do mal do ponto de vista metafísico. Valendo-se do pensamento neoplatônico, viu que o mal não pode ser algo substancial, mas é a carência do bem (privatio boni). Do ponto de vista metafísico, tudo o que existe é bom, até mesmo o mais ínfimo dos entes, pois existir, ainda que na última escala do ser, é infinitamente superior ao nada. Existência e bondade são inseparáveis. A existência de um princípio do mal seria contraditória. O que chamamos de mal é uma privação no ser. Assim, em Deus, sumo Ser, não pode haver nenhuma carência; ele é o sumo Bem, sem nenhuma sombra de maldade. O mal é metafisicamente possível nos entes finitos justamente por causa da finitude, pela qual são ameaçados pelo nada. Não no sentido de que o nada possa ameaçar, já que o nada não existe, mas porque, não sendo a Plenitude, tais entes estão sujeitos à falta em seu ser e em seu agir.

Santo Tomás de Aquino (1225-1274) insistiu no ponto de que o mal não é qualquer carência de ser, mas a carência do ser devido. Assim, a carência do sentido da visão na pedra não é um mal, pois não compete à natureza da pedra ver, mas no homem a cegueira é, sim, um mal, pois à natureza deste convém a visão. Há o mal físico, que diz respeito à privação de alguma coisa na natureza do ente ou na sua atuação não livre, e o mal moral, que se dá quando o agir moral – isto é, o agir consciente e livre – é privado do bem que deveria ser posto pelo livre arbítrio.

Apesar desse entendimento em nível metafísico, o problema do mal não fica resolvido. O mal nos machuca e nos faz sofrer. S. Agostinho dizia que o mal fere e prejudica (malum nocet). E mais: se Deus é bom e poderoso, por que permite o mal? Há, sem dúvida, um grande mistério que envolve a questão. No entanto, alguma coisa pode ser dita a respeito.

De um ponto de vista racional-reflexivo, pode-se dizer que Deus não pode criar a não ser entes finitos, que, por sua finitude, estarão sujeitos à carência. Se Deus cria, pode-se dizer que – perdoe-nos o leitor o antropomorfismo – assume o risco de colocar na existência entes essencialmente bons, mas passíveis de se corromper e de cair na falta, à semelhança dos pais que colocam uma criança na existência, apesar dos riscos e ameaças a que está submetida a vida no mundo. Deus só pode criar entes finitos cuja natureza traz a possibilidade da privação, mas criar é tão superior aos possíveis males, que Deus continua querendo correr o risco. Pode-se dizer ainda que Deus oferece continuamente a possibilidade de o ser humano superar os males pela força espiritual que lhe doa. Deus cria o ser humano como espírito, que é capacidade de transcendência, capacidade de tocar o Ser e o Bem: ultrapassando o espaço e o tempo, nós nos colocamos numa perspectiva superior ao quadro em que os males se dão, que é o quadro espácio-temporal. Das alturas do espírito, temos condições de ver e agir de maneira nova. Há uma notável diferença entre dor e sofrimento. A dor será inevitável, mas o sofrimento poder ser diminuído ou pode até cessar se conseguimos ver a dor a partir de uma perspectiva que lhe dá sentido.

De um ponto de vista cristão, deve-se ressaltar que Deus mesmo assumiu a natureza humana em Jesus de Nazaré para transfigurar o itinerário humano, sujeito a tantos males, com sua presença pessoal. Enfrentando de frente a morte com confiança e com espírito livre, desceu à escuridão do sepulcro, mas fez nascer do interior das trevas mais densas a luz mais potente – a ressureição! Esta não é uma simples volta à vida sujeita às limitações espácio-temporais, mas é Vida de Deus na nossa vida! Se temos de cumprir um itinerário no mundo finito, o sentido da nossa existência deságua na infinitude divina. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir