Pular para o conteúdo principal

Sobre os sacramentos - Mystérion, mystéria, sacramentum, sacramenta



Pontos histórico-teológicos importantes 


Mystérion, mystéria, sacramentum, sacramenta 

- O termo sacramento vem do latim sacramentum, que, por sua vez, é a tradução do grego mystérion. Mystéria é o plural de mystérion, assim como sacramenta é o plural de sacramentum.
 
 - No uso pagão, mystérion é usado para referir-se a ensinamentos filosóficos que elevam o iniciado à suprema realidade ou a práticas cultuais ou representações sagradas que colocam o iniciado no âmbito da divindade (por exemplo, no culto de Ísis, Mitra ou Osiris). A raíz grega do vocábulo mysterion é myein, que significa fechar a boca, calar-se

--Veja-se que em Elêusis, cidade da Grécia antiga, celebrava-se o culto de Deméter. Coré (grão de trigo), raptada por Plutão, desce ao mundo inferior (semeadura), e sua mãe Deméter, desesperada, corre à procura da filha destruindo tudo por onde passa (inverno). O deus Hélio (sol) sai ao encontro de Deméter para ajudá-la (primavera) e Coré volta a viver neste mundo (vegetação que floresce e frutifica no verão), até o momento em que será de novo raptada por Plutão. Os gregos notavam que os homens também estão sujeitos à definhar, embora desejem a imortalidade (athanasía). Por isso, criam que o iniciado que representava ritualmente a estória do herói mitológico (no caso, Coré) adquiria a mesma sorte dele: a vida para além da morte. 

- No âmbito judaico, mais precisamente no âmbito do pensamento apocalíptico, mystérion diz respeito à implantação final da soberania de Deus, algo que está inicialmente oculto nos desígnios divinos, mas que se revela na história no momento determinado por Deus. Veja-se o livro de Daniel e a literatura apocalíptica judaica nascente, como o livro etíope de Enoque e os escritos de Qumram (séc. III – I a.C.). 

- No Novo Testamento o termo ocorre várias vezes. Nos evangelhos sinóticos, aparece em relação ao Reino de Deus (cf. Mc 4,11; Mt 13,11; Lc 8,10). Nas cartas paulinas ou deuteropaulinas, designa a vontade salvadora de Deus, oculta desde a eternidade, mas tornada manifesta agora, não só a um grupo de iniciados, mas com um alcance cósmico (cf. 1Cor 2,7ss.; Ef 1,9; 3,5.10). A realização concreta do mystérion acontece em Jesus. Ele é o mystérion personalizado (cf. Ef 3,4; Cl 2,2). Entretanto, porque Jesus exige participação no seu mystérion, a Igreja com o ministério da pregação lhe é associada (cf. Ef 3,3-11.). 

-- “Uma vez que com mystérion não se designa apenas o plano de salvação de Deus, mas também a maneira pela qual as pessoas são introduzidas graciosamente na concretização da salvação em Cristo, a saber, no sentido de um processo ainda em andamento, é plausível utilizá-lo para todas as ações em que esta inclusão acontece de forma histórica e concreta. Assim como a proclamação faz parte do mystérion como acontecimento que leva o mystérion Cristo à sua plenitude, assim também os atos cultuais mais tarde chamados ‘sacramentos’ servem a essa concretização e podem, por isso, com razão ser igualmente chamados mysteria”. 

- No Ocidente, os mystéria foram traduzidos por sacramenta. Sacramentum tem a raiz sacer, que significa relação com o divino. O verbo sacrare significa devotar à divindade. O sufixo mentum significa o meio ou instrumento pelo qual se faz algo. Donde se vê que sacramentum é aquilo mediante o que algo se torna sagrado. Na antiga Roma sacramentum era o dinheiro que os homens em litígio judicial consagravam à divindade antes de iniciar o processo civil. No plano militar, era o juramento, assinalado por uma tatuagem, prestado pelos recrutas perante os deuses quando eram incorporados à milícia. 

- No ambiente cristão, sacramentum assumia um novo sentido, o de mystérion (traduções dos LXX e do Novo Testamento). Tertuliano o emprega para designar o juramento do neófito e o rito do batismo: “Vocati sumus ad militiam Dei vivi iam tunc cum in sacramenti verba respondemus" (Ad martyres, 3). 

- Santo Agostinho elabora o conceito de sacramento como sinal sagrado e visibile verbum. Visto que os sinais podem ser polivalentes, é preciso que a palavra o acompanhe: “Detrahe verbum, et quid est aqua nisi aqua? Accedit verbum ad elementum, et fit Sacramentum, etiam ipsum tamquam visibile verbum” (In Iohanem, 80,3). 

- Agostinho distingue também entre o sinal visível (sacramentum) e a realidade que ele comunica (res sacramenti), o sinal e seu significado. 

- Em Agostinho, contudo, sacramento permanece um termo amplo. Contam-se 304 sacramentos ou sinais do Invisível em suas obras: objetos, feitos, palavras... Mas entre estes Agostinho distingue um trio especial, que são os sacramentos da iniciação cristã: “Procedemos com toda parcimônia quando se trata de celebrar os sacramentos da liberdade cristã. Então bastam água, trigo, vinho, óleo (De doctrina chistiana, 3,10). 

- Por causa da heresia donatista, Agostinho aprofunda suas reflexões sobre os sacramentos. Desenvolve o conceito de caráter (charactér, marca, selo) e também evidencia que a eficácia dos sacramentos não depende da santidade do ministro, mas da ação de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir