Muitos não acreditam em Deus porque o imaginam como um ente entre os entes do Universo, o ente mais sábio e poderoso. Há até quem o imagine como um ancião barbado. Nem eu acredito num “deus” assim. Deus não é um ente, ainda que o maior de todos. Ele é o Ser, que possibilita a existência de todo ente. Deus não tem uma palavra entre as muitas palavras do Universo. Ele é a Palavra que possibilita a existência e o sentido de toda palavra.
Deus está muito mais entre nós do que ao nosso lado, como se fosse um outro só um pouco mais alto do que nós. Embora nos transcenda infinitamente, Ele, na verdade, nos abarca a todos e, em virtude disso, nós mesmos somos (existimos) e nos comunicamos com inteligência. Deus não é o totalmente diverso de nós, ou o “totalmente Outro”, como certa teologia dialética o nomeou. Ele é infinitamente diverso, mas é também o mais próximo, pois que Deus é o Uno que possibilita a existência de nossa multiplicidade, e isso com alguma semelhança de si. Disse S. Paulo: "Nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Também nós somos a sua linhagem’" (At 17, 28).
Pe. Elílio
Mais um belíssimo texto, que nos toca e nos faz sentir em paz. Sim, Deus é uno e nos completa. Como Criador, ELE vive em cada um de nós.
ResponderExcluir