Por que Platão teve que recorrer a um outro mundo, o mundo das ideias puras? Fundamentalmente porque reconheceu que havia uma assimetria (disparidade) entre as nossas ideias e as coisas do mundo sensível. Pensamos na beleza perfeita, mas no mundo só existem belezas relativas. E a justiça perfeita? Ela só existe na nossa cabeça. Mas de onde vêm essas ideias perfeitas? Será que as formamos a partir das coisas imperfeitas? O perfeito viria do imperfeito? Platão achava o contrário. Para ele o originário não era o imperfeito, mas o perfeito. Então, assim como o perfeito não existia no mundo dos nossos sentidos, Platão se viu na necessidade de admitir a existência de um mundo de perfeições, distinto e separado do nosso, para explicar as ideias que temos de coisas perfeitas. A causa da ideia perfeita em nós só podia ser a ideia perfeita existente fora de nós num mundo diverso do nosso. O "mais" (nossa ideia de perfeição) não podia ser explicado pelo "menos" (coisas imperfeitas do nosso mundo), mas pelo "Máximo" (mundo perfeito existente e distinto do mundo sensível).
A filosofia ocidental nasce da exigência de compreender o ser. Platão, diante do mundo sensível, marcado pelo devir, pela transformação incessante e pela imperfeição, percebeu os limites da realidade material. Para ele, o mundo visível não pode explicar-se por si mesmo: sua contingência só se torna inteligível à luz de um mundo superior, estável e perfeito — o mundo das Ideias. Assim, o imperfeito remete necessariamente ao perfeito. Aristóteles, discípulo de Platão, volta-se de modo mais atencioso para o mundo sensível. Não nega sua inteligibilidade, mas a fundamenta em princípios racionais: a substância, a forma, a matéria, as causas. O cosmos é compreensível porque é ordenado. Contudo, esse movimento ordenado exige um fundamento último que não se move: o motor imóvel. Aristóteles não o descreve como criador, mas como ato puro, causa final de toda realidade em movimento. Com o cristianismo, a intuição filosófica do Princípio se eleva a um plano novo. Antes de tudo, o cristianismo não ...
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