Pular para o conteúdo principal

Escatologia individual, intermediária e coletiva

Padre Elílio de Faria Matos Júnior

De acordo com a fé da Igreja, podemos distinguir uma escatologia individual, uma escatologia coletiva e uma escatologia intermediária[1]. A escatologia individual trata do que se dá com o Homem quando termina sua vida neste mundo. Com a morte do Homem, dá-se o início da escatologia individual. "A Igreja afirma a sobrevivência e a subsistência, depois da morte, do elemento espiritual, dotado de consciência e de vontade, de tal modo que subsista o 'eu humano', ainda que temporariamente privado do complemento do próprio corpo"[2]. Esse elemento, a Tradição da Igreja o designa por alma. Bento XII, com a Constituição Benedictus Deus de 1336[3], declarou que, imediatamente depois da morte, os justos, se não necessitarem da purificação do purgatório, gozam da visão face-a-face, mesmo carecendo do complemento do corpo ressuscitado. Mas, a fé da Igreja sustenta com vigor a ressurreição da carne: "...o estado de sobrevivência da alma depois da morte não é definitivo nem ontologicamente mais alto, mas 'intermédio' e transitório, e ordenado, em último termo, para a ressurreição"[4]. A ressurreição da carne é uma doutrina especificamente cristã e porta em si um selo contra todo dualismo que considera a matéria como algo mau em si. A matéria faz parte da nossa história e, como tal, será também glorificada. Ademais, a doutrina da ressurreição afirma muito claramente a seriedade das realidades terrestres, uma vez que o corpo com o qual caminhamos verá a glória e os atos deliberados desta vida ecoarão na eternidade. Isso nos leva a empenhar nossa liberdade, desde já, cooperando com a Graça, para que o Reino se manifeste o mais possível neste mundo, até que atinja sua plenitude no outro.

O purgatório, outra realidade afirmada pela fé da Igreja, é o estado provisório daqueles que, fundamentalmente, partiram desta vida orientados para Deus, mas com resquícios ainda do Homem velho. Neste estado, a alma se purifica no amor de Deus, para se conformar plenamente a Cristo e abrir-se sem empecilho algum à Beleza infinita de Deus.

Essas afirmações nos levam a dizer que há um estado intermediário entre a escatologia individual, que começa logo após a morte, e a coletiva, que se dará por ocasião da consumação final do plano de Deus, ocasião em que a matéria também participará, de modo novo e inusitado, da Glória e Beleza divinas, e cada alma será dotada do complemento de seu corpo transfigurado, à semelhança do corpo glorioso de Jesus ressuscitado.

A fé da Igreja afirma ainda a real possibilidade da frustração definitiva da liberdade humana. Se se quer levar a sério a liberdade humana, deve-se dizer que ela pode ser capaz de recusar a participação na vida divina oferecida por Deus. A liberdade que recusa Deus, perde-o, e tal perda, que é a perda do único Bem e Beleza que não deveríamos perder, constitui a essência daquilo que chamamos de inferno. O inferno, pois, deve-se à liberdade que se recusa participar da vida de Deus em Cristo. É a fealdade por excelência, pois consiste na negação do que o Homem, por graça de Deus, deveria ser; negação da sua perfeita e sobrenatural realização.

Enfim, a mensagem da escatologia cristã dá ao coração humano uma perspectiva fundamentalmente otimista, pois nos dá a conhecer que não estamos sozinhos em busca da beleza. A Beleza em si, Deus, existe e é, não só o termo para o qual caminhamos, mas o principal promotor e garante de nosso sucesso no percurso, pois que, com amor, firmeza e suavidade, nos conduz para a sua própria intimidade, em que o dinamismo eterno da Beleza perfaz o infinito gáudio da vida divina. A Beleza infinita chama-nos a, desse gáudio infinito, sermos partícipes.



[1] Cf. COLLANTES, Justo. A Fé Católica. Rio de Janeiro: Lumen Christi, c. X, p. 1166. Citado abaixo como FC.

[2] FC, n. 0.066.

[3] Cf. FC, n. 0.016ss.

[4] COMISSÃO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA. Esperança cristã na ressurreição. Algumas questões atuais de escatologia. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35.

Comentários

  1. Deus lhe pague, Padre! Eu tinha algumas dúvidas a respeito e foram quase todas sanadas!

    Pergunto: as almas que estão no céu, com a ressurreição, continuarão a contemplar a face de Deus?

    In Iesu et Maria,

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luiz,

    Sim; as almas que já estão no céu (visão beatífica) nunca mais o perderão. Por ocasião da realização plena do Plano de Deus, a matéria também será glorificada, e, assim, o corpo participará da glória da alma.

    ResponderExcluir
  3. Padre, sobre Nossa Senhora peço por favor sua ajuda:

    A Bula diz que "foi preservada imune de toda mancha do pecado original."

    O O Catecismo S.Pio X diz também que ela foi preservada.

    E o CVII mais o novo catecismo diz que ela foi REMIDA.

    Resolva essa Padre: Como Nossa Senhora pode ser REMIDA e, ao mesmo tempo, CO-REDENTORA!

    Até hoje em toda internet, NINGUÉM soube resolver esta questão (furada) da qual o CVII se meteu!

    Lisardo

    ResponderExcluir
  4. Caro Lisardo,

    Na verdade, não há contradição em dizer que Nossa Senhora foi PRESERVADA do pecado original e, ao mesmo tempo, REMIDA.

    É dogma de fé que Cristo é o Redentor universal do gênero humano. Logo, Cristo, remiu a todos os homens, inclusive Nossa Senhora. Essa, afirmação contudo,não nos leva a dizer que Maria Ssma. tenha contraído o pecado original, uma vez que, de fato, não contraiu (é o que diz o dogma da Imaculada Conceição). Como resolver a questão?

    A S. Igreja a resolve fazendo uma distinção, que remonta ao bem-aventurado Duns Scot. Há dois modos de remir: um, preservando a pessoa de que caia no pecado; outro, retirando-a da queda. Este último modo foi aplicado a todos os homens, exceto a Maria Ssma., que foi remida pelo primeiro modo - por uma remissão mais sublime. Nossa Senhora foi, assim, preservada do pecado original.

    In Christo et Maria,

    Pe. Elílio

    ResponderExcluir
  5. Pe. Elilio,

    Primeiramente obrigado por responder. Gostaria de aprofundar na resposta pois debato com protestantes e eles me põe em situações que às vees não sei o que responder. O novo catecismo não dá rspostas precisas, assim como o Sr. o faz.

    Veja bem...

    A pessoa(em uma única ação) não pode ser ao mesmo tempo, reu e juiz. Executor e executado. Advogado e cliente. Vendedor e comprador. Criminoso e vítima etc etc etc

    Concordo que ela tenha sido PRESERVADA, mas REMIDA, não!

    REMIR: redimir, resgatar, pagar a dívida.
    REMIDA: resgatada. Aquela que teve a dívida paga.
    REDENTOR: Aquele que redime, que resgata, que paga a dívida.

    Jesus pagou nossas dívidas. Ele resgatou a humanidade. Redimiu a humanidade.

    A pergunta é: Como Nossa Senhora pôde, ao mesmo tempo, ser devedora e credora? COmo pôde ela ser remida, ser resgatada e ao mesmo tempo resgatar a humanidade. Nessa situação, a que colocou o CVII e novo catecismo, como ela pode ser CO-REDENTORA?

    Das duas uma: Ou ela foi REMIDA ou foi (co)REDENTORA!

    Preciso que a Igreja me dê respostas FIRMES, precisas e não suposições e ambíbuas como o novo catecismo dá.

    Obrigado mais uma vez!

    E rogo sua benção!

    Lisardo

    ResponderExcluir
  6. Prezado Lisardo,

    Em primeiro lugar, deve ficar claro que Cristo é Redentor UNIVERSAL. Isso é dogma de fé. Assim, TODOS os seres humanos são remidos por Cristo, INCLUSIVE Nossa Senhora. Se Nossa Senhora não tivesse sido remida por Cristo, Cristo não seria o Redentor universal do gênero humano, o que seria uma grande heresia.

    REMIR ou REDIMIR quer dizer também SALVAR. E pode-se salvar alguém, impedindo-o de que caida em má situação. Se Nossa Senhora não tivesse sido cumulada de graça, em vista dos méritos de Cristo, ela necessariamente seria concebida com o pecado original, que é a condição comum do gênero humano. Maria Ss. foi salva da sorte comum do gênero humano por graça de Deus, em previsão dos méritos de Cristo. E essa é a maneira mais sublime de remir. Veja que a Bula da definição da Imaculada Conceição insiste na graça especial que lhe foi CONCEDIDA em previsão dos méritos de Cristo.

    Quanto ao fato de Maria ser chamada de CO-REDENTORA, deve-se à sua íntima participação na obra de Cristo. Maria Ssma. não pode ser vista como redentora no mesmo plano de Jesus. Jesus é o ÚNICO e SUFICIENTE Redendor. No entato, a partir da graça que ela RECEBEU dos MÉRITOS DE CRISTO, ela colaborou com a obra da Redenção como nenhum outro ser humano. Tal colaboração, sem dúvida, levou-a a adquirir méritos diante de Deus, mas sempre a partir dos méritos de CRISTO.

    Quando nós fazemos frutificar os méritos de Cristo em nossa vida, também adquirimos méritos diante de Deus, mas sempre a partir dos méritos do Salvador. Por isso, o Missal Romano diz a Deus no Prefácio dos Santos: "Quando coroais seus méritos [os dos santos], exaltais vossos próprios dons".

    Os méritos dos Santos podem ser revertidos por Deus em favor da nossa salvação, de modo especialíssimo os de Maria Ssma. É assim que devemos compreender o seu título de Co-redentora.

    À disposição,

    Pe. Elílio

    ResponderExcluir
  7. Conclusão:

    Ou seja, quando se diz que ela foi preservada, quer dizer, foi salva por antecipação. Daí se diz "em vista dos méritos de Cristo, ela necessariamente foi concebida sem o pecado original"

    E quanto a Co-redentora não há dúvidas, mesmo porque(Conf. São Paulo diz) aquele que completa na carne o sofrimento de Cristo de certa forma não deixa de ser um co-redentor.

    Mais uma vez agradeço sua atenção e peço-lhe que ore por mim!

    Lisardo

    ResponderExcluir
  8. Oi padre, sua benção.

    Há alguns que opinam que logo depois da morte individual já acontece a ressurreição, tanto da alma, como do corpo, imediatamente. Tal corpo não seria material (nunca entendi essa história de corpo-individual não-material). Isso é heresia? Ou é possível pensar assim e se manter católico?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir