Pular para o conteúdo principal

Que é a metafísica?

 A metafísica é o suprassumo da filosofia. A filosofia tem diversos ramos, como a filosofia do conhecimento, a filosofia da linguagem, a filosofia da mente, a cosmologia filosófica, a antropologia filosófica, a ética etc. Em todos esses campos, a filosofia procura ir às raízes últimas das questões, já que a atitude filosofia é precisamente a de ir às últimas causas. Deve-se dizer que a metafísica é a filosofia par excellance, pois que procura ir às raízes últimas, não deste ou daquele campo, mas da realidade universal de todos os entes. 

Que é comum a toda a realidade dos entes? É o ato de ser (actus essendi). É por ele que tudo tem tudo o que tem e é tudo o que é. É pelo ato de ser que as coisas existem. Esse ato está presente em toda a realidade dos entes em seu conjunto como o que há de mais profundo nela. Se não fosse o ato de ser não haveria entes existentes e, assim, não haveria nenhuma perfeição efetiva. Nem mesmo os entes de razão teriam lugar, pois que só podem ser pensados por uma inteligência dotada de ato de ser. 

A metafísica procura investigar o ato de ser do conjunto de todos os entes (o esse commune), fazendo ver que ele depende do Ipsum Esse Subsistens — o próprio Ser subsistente. O que há de mais comum e mais profundo nos entes (o ato de ser) depende de uma Unidade absoluta, que é o próprio Ser subsistente, realidade que reúne todas as perfeições puras em grau infinito e em pura simplicidade e efetividade. O Ser explica-se por si mesmo, é sem causa e sem dependência alguma. É o Originário, o Necessário, o Eterno, o Perfeito, o Imóvel. 

Assim, a metafísica investiga o esse commune do conjunto dos entes e chega à causa do esse commune — o próprio Esse subsistens, infinito em perfeição e realidade. 

O nome metafísica pode ser entendido como referência ao nível de consideração desta ciência, pois que ela considera o que de si está além da física. O ato de ser, que é o objeto da metafísica, mesmo podendo realizar-se na matéria ou nos entes físicos, realiza-se também no imaterial ou nos entes não-físicos, de modo que, de si, é algo que requer uma consideração para além da física (meta-física). Ademais, como a metafísica considera a raiz absoluta do ato de ser, ela deságua no próprio Ser subsistente, que está absolutamente além (meta) da física, já que é absolutamente imaterial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qualidades indispensáveis da oração

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior Em sua pregação sobre a Oração do Senhor ( In Orationem Dominicam videlicet "Pater Noster" Expositio ), Santo Tomás elenca as cinco qualidades mais importantes para uma boa oração. E assevera que a Oratio Dominica  satifaz de modo excelente a todas elas, de tal maneira que "entre todas as orações, o Pai-nosso ocupa manifestamente o primeiro lugar" (Prólogo). Eis as qualidades enumeradas por Santo Tomás, qualidades que, se quisermos colher bons frutos, jamais devemos deixar faltar às nossas orações: 1) A oração deve ser confiante : "devemos pedir com fé, em nada hesitando" (Tg 1,6). 2) A oração deve ser conveniente : devemos pedir a Deus só o que é justo e proveitoso. Alguns não são ouvidos porque pedem o que não convém: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal (Tg 4,3). 3) A oração deve ser ordenada : devemos pedir de acordo com uma certa ordem, de modo a preferirmos os bens espirituais aos t...

Memória de Santo Tomás de Aquino

. Homilia proferida por mim na festa de Santo Tomás de Aquino em Missa celebrada no Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, de Juiz de Fora, MG, do qual sou membro. Pe. Elílio de Faria Matos Júnior Prezados irmãos e irmãs na santa fé católica, Ao celebrarmos a memória de Santo Tomás de Aquino, patrono de nosso instituto, desejo reportar-me às palavras que o santo doutor, tomando-as emprestadas de Santo Hilário, escreveu logo no início de uma de suas mais importantes obras, a Summa contra gentes , e que bem representam a profunda espiritualidade do Aquinate e a vida mística que envolvia sua alma. Sim, Santo Tomás, além de filósofo e teólogo, homem das especulações profundas e áridas, era também um santo e um místico, homem da união com Deus. São estas as palavras: “Ego hoc vel praecipuum vitae meae officium debere me Deo conscius sum, ut eum omnis sermo meus et sensus loquatur” , isto é, “Estou consciente de que o principal ofício de minha vida está relacionado a Deus, a quem me ...

Convite ao eclesiocentrismo

O Cardeal Giacomo Biffi, arcebispo emérito de Bologna, faz um convite quase insuportável aos ouvidos que se consideram avançados e atualizados em matéria teológica: trata-se de um convite ao eclesiocentrismo. O quê? Isso mesmo. Um convite ao eclesiocentrismo. É o que podemos ler, estudar e meditar em seu livro sobre eclesiologia - La Sposa chiacchierata: invito all’ecclesiocentrismo -, que ganhou uma tradução portuguesa sob o título Para amar a Igreja . Belo Horizonte: Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém do Pará / Editora O Lutador, 2009. . O motivo que leva o arcebispo e cardeal da Igreja Giacomo Biffi a fazer um convite assim tão «desatual» é o seu amor pela verdade revelada em Cristo. A teologia para Biffi não se deve ocupar com discursos divagantes sobre hipóteses humanas, não deve fazer o jogo do «politicamente correto», mas deve, isto sim, contemplar a « res », isto é, a realidade que corresponde ao desígnio do Pai, a sua verdade. E com relação à ver...