sexta-feira, 10 de junho de 2011

Missa do 7° dia da Novena de Santo Antônio - Ewbank da Câmara

MISSA DO 7° DIA DA NOVENA - 10 de junho


COMENTÁRIO INICIAL

Com.: Quando celebramos a Santa Missa neste 7° dia da novena de Santo Antônio, temos a alegria de recordar como nosso Padroeiro foi um grande “Defensor da Eucaristia”. Jesus entregou à Igreja o grande mistério do seu Corpo e do seu Sangue para a salvação do mundo. É dever nosso, em união com nossos Pastores, o Papa e o nosso Bispo, celebrar, defender e experienciar, a exemplo de Santo Antônio, este mistério tão grandioso! Cantemos para receber o Padre Camilo e seus auxiliares! 


ANTES DAS LEITURAS

Com.: Ouçamos com atenção a Palavra que hoje Deus nos dirige!


PRECES

(Motivação espontânea pelo celebrante)

Com.: A resposta de nossos pedidos será: Senhor, escutai a nossa prece!

1. Pela Igreja católica no mundo inteiro, viva cada vez mais intensamente do mistério da Eucaristia, rezemos ao Senhor!

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

2. Pelo Papa, sucessor do Apóstolo Pedro, a fim de que possa cumprir fielmente a sua missão de apascentar o rebanho de Cristo, rezemos ao Senhor!

3. Para que o exemplo de Santo Antônio, Defensor da Eucaristia, provoque em nós o desejo vivo de mergulhar cada vez mais no mistério do Sacramento do Altar, rezemos ao Senhor!

4. Para que nossa participação na Eucaristia seja fonte de transformação da nossa vida, rezemos ao Senhor!

5. Por todos os que, em nossa paróquia, passam por provações, para que o amor nos inspire palavras e ações a fim de manifestarmos nossa solidariedade para com eles, rezemos ao Senhor!


FATO DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Um dia Frei Antônio estava fazendo um sermão entusiasmado sobre a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Um homem ia passando na praça, montado em sua mula, e parou para escutar. Era um herege que não acreditava na Eucaristia. Começou até a caçoar do santo e a desafiá-lo: - Tudo mentira desse frade! Eu só acredito nessa história, se a minha mula se ajoelhar diante dessa hóstia. Santo Antônio ouviu e aceitou o desafio. Disse mais ainda: Que deixasse a mula sem comer durante três dias e a trouxesse para a praça no dia combinado. O povo estaria esperando. E o santo iria trazer o Ostensório com a Hóstia Consagrada. No dia marcado, em plena praça, diante de grande multidão, apareceu o herege puxando a sua mula. Vinha cambaleando de fome. Logo depois chegou o santo conduzindo o Ssmo. Sacramento. A mula foi colocada entre o padre com a Hóstia e o monte de capim. O povo ficou naquela expectativa. O animal, desprezando o capim, dobrou lentamente os joelhos dianteiros diante da santa Hóstia. E assim ficou até que o santo mandasse levantar-se. O júbilo do povo foi indescritível. Dizem que o herege, bastante envergonhado, se converteu. 


ORAÇÃO PELA FAMÍLIA

Santo Antônio, em vossa vida sempre guardastes e defendestes a família, ajudando-a no cumprimento de sua missão educadora. Olhai por nossas famílias, tão expostas a perigos materiais e espirituais. Olhai de modo especial pela minha família para que nos entendamos bem, nos amemos profundamente, cultivemos a presença de Deus no lar e cumpramos seus mandamentos de amor. Olhai pelos nossos filhos para que sejam pessoas dignas, úteis à Igreja e à sociedade. Que a força da Eucaristia nos ajude! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário