quarta-feira, 8 de junho de 2011

Missa do 5° dia da Novena de Santo Antônio - Ewbank da Câmara



MISSA DO 5° DIA DA NOVENA - 8 de junho


COMENTÁRIO INICIAL

Com.: Nesta celebração eucarística queremos honrar a memória de Santo Antônio, celebrando o 5° dia de sua novena, cujo tema é “A devoção a Maria”. Ser devoto de Maria é colocar-se, com a mãe do “sim”, no caminho de Jesus. Não nos pode faltar essa devoção porque Jesus mesmo foi quem nos deu sua mãe por nossa mãe. Que Santo Antônio nos ajude a amar Maria para servir mais e melhor a seu filho Jesus. Acolhamos, com nosso canto, o Padre Márcio Aurélio, Vigário Forâneo da nossa forania São Miguel, e a equipe de celebração! 



ANTES DAS LEITURAS 

Com.: Ouçamos com atenção a Palavra que hoje Deus nos dirige!


PRECES

(Motivação espontânea pelo celebrante)

Com.: A resposta de nossos pedidos será: Senhor, escutai a nossa prece!

1. Pelo Papa e pelo nosso Arcebispo, para que sejam felizes em sua missão apostólica de pregar o Evangelho, rezemos ao Senhor!

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

2. Pela nossa Forania São Miguel, cujo vigário é o Pe. Márcio Aurélio, para que com a sabedoria de Deus crie sempre laços de fraternidade evangélica entre as nossas paróquias, rezemos ao Senhor!

3. Pelo povo cristão, para que tenha em Maria Santíssima, a exemplo de Santo Antônio, uma mãe e um refúgio nas horas difíceis, rezemos ao Senhor!

4. Pelos nossos catequistas e catequizandos, para que a devoção à Mãe de Deus seja uma realidade em suas vidas, rezemos ao Senhor!

5. Para que todos nós, animados pelo exemplo e intercessão de Nossa Senhora, façamos da nossa vida uma oferta agradável a Deus e aos irmãos, rezemos ao Senhor!


FATO DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Quando ainda pequenino, Antônio foi consagrado a Nossa Senhora por sua mãe. Daí para frente, cultivou sempre uma devoção muito filial à Mãe de Jesus. Onde aparece esse amor? 

1. Nos seus sermões. Falava tão bonito de Maria Santíssima. Ele gostava de aplicar para Nossa Senhora histórias da Bíblia ou cenas da natureza. Uma vez ele falou num dos muitos sermões: - Maria Santíssima é como a estrela da manhã que surge por entre as sombras da noite, anunciando o sol que vem... Maria é como o arco-íris, sinal de aliança entre Deus e a humanidade... É como um lírio que cresce à beira das águas... Como incenso desprendendo suave perfume, perfumando o ambiente...

2. Na sua vida. A vida de Antônio foi uma constante imitação das virtudes de Maria. Principalmente a pureza de coração e a generosidade no serviço de Deus.

 3. Na resposta de Maria. Certa noite Antônio acordou sufocado e assustado. Sentia violento aperto no pescoço, parecendo que alguém queria matá-lo por sufocação. Julgando fosse obra do espírito maligno, fez um grande sinal da cruz e recorreu a Maria. No mesmo instante recuperou a paz e a serenidade. 


PARA PEDIR UMA GRAÇA

Lembrai-vos, ó grande Santo Antônio, que o erro, a morte, as calamidades, o demônio, as doenças contagiosas, tudo foge com vossa intercessão. Por vós, os doentes recobram a saúde, o mar se acalma, as cadeias dos cativos se quebram, os paralíticos recobram os membros, as coisas perdidas voltam a seus donos. Os jovens e os velhos que a vós recorrem, são sempre ouvidos. Os perigos e as necessidades desaparecem. Cheio de confiança, dirijo-me a vós. Mostrai hoje vosso poder e obtende-me a graça que desejo. Amém.

2 comentários:

  1. Olá Pe. Elilio, passando por aqui para parabeniza-lo pelo blog.E também dizer que como tudo que o Sr. faz, o blog está perfeito. Grande abraço!!

    Rachel Castro

    ResponderExcluir