O combate ao crime organizado no Brasil é, ao mesmo tempo, complexo e simples. Complexo porque envolve múltiplas dimensões — políticas, econômicas, sociais, culturais — e simples porque exige o óbvio: inteligência, coordenação e vontade real de agir. Não há saída fácil, mas há caminhos claros.
Um passo irrenunciável é o combate imediato, direto, às ações criminosas. É dever do Estado executar mandados de prisão, desmontar quadrilhas, apreender armas e drogas, e garantir que a lei se cumpra com firmeza e eficiência. Dentro da mesma linha de ação, criar leis mais rigorosas e eficazes, aumentar os presídios, fortalecer a polícia e punir os policiais que se deixam corromper. Mas isso, por si só, não basta. O crime organizado é um sistema, e todo sistema se sustenta por uma estrutura financeira. Desmontar o crime é também seguir o dinheiro: rastrear transações, investigar laranjas, identificar quem lucra com o crime. Certamente, há empresários e políticos que se beneficiam desse esquema, e o verdadeiro combate só será eficaz quando alcançar também esses níveis mais altos e mais ocultos da engrenagem criminosa.
Num segundo plano, o combate ao crime exige a redução das desigualdades sociais. É nas favelas e periferias que muitas crianças, com apenas 9, 10, 11 ou 12 anos, entram para o crime. Que liberdade real têm essas crianças? Que consciência de escolha possuem? Crescem vendo os grandes criminosos como heróis, porque são os únicos que, no seu horizonte, parecem vencer. Se quisermos desarmar a criminalidade, precisamos incluir essas crianças na sociedade, oferecendo educação de qualidade, oportunidades de trabalho e perspectivas de vida boa em sociedade. O Brasil é, infelizmente, um dos países mais desiguais do mundo. A inclusão social é uma tarefa do Estado, mas também da sociedade civil, das famílias, das igrejas, das universidades e das empresas.
Por fim, há uma dimensão mais profunda: o combate à cultura do crime. Nenhum plano de segurança pública será duradouro se não tocar a alma das pessoas. É necessário reconstruir o tecido espiritual da sociedade. O Estado é laico, sim, mas o ser humano tem uma dimensão espiritual irredutível. É laicidade do Estado não é sinônimo de negação da espiritualidade humana. Recentemente, até filósofos ateus ou agnósticos como André Comte-Sponville admitem a necessidade de cultivar a espiritualidade. Pelo espírito, o ser humano está aberto aos mais altos valores. S. Agostinho ensina com argumentos filosóficos muito bons que o espírito humano é habitado pela Verdade transcendente, que é também Bondade e Beleza. É preciso oferecer às novas gerações uma educação que também alcance o espírito, que desperte nas pessoas o senso do belo, do justo, do verdadeiro e do bem — aquelas ideias transcendentais que formam a consciência moral e sustentam a dignidade humana.
Combater o crime, portanto, é mais do que prender bandidos. É restaurar a ordem moral e espiritual do país. É investir na inteligência das instituições, na justiça social e na formação integral da pessoa humana. Quando esses três níveis — o repressivo, o estrutural e o espiritual — atuam juntos, o combate ao crime deixa de ser apenas reação e se torna projeto de civilização.

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