Pular para o conteúdo principal

Carta Encíclica "Lumen fidei"

A Encíclica Lumen fidei, do Santo Padre Francisco, tem como um de seus principais objetivos mostrar que a fé é luz, cujos raios, ao atingir até mesmo as zonas obscuras da dor e da morte, são capazes de iluminar a existência humana de maneira nova e radical. Ter fé é participar do modo de ver de Jesus de Nazaré, ele que nos apresentou uma visão singular do mistério de Deus e do homem em relação com Deus. A encíclica, assim, ressalta a profunda ligação entre fé e verdade. Luz e verdade são correlativas, já que a luz - que permite ver - desvela a verdade diante dos nossos olhos. Se a fé é luz, ela desvela-nos a verdade. O Papa nos convida a deixarmo-nos tomar pela "verdade grande" trazida pela luz da fé, e isso num tempo em que o homem é tentado a não crer mais na verdade ou a crer apenas nas "verdades pequenas" da tecnologia.

Comentários

  1. Quem não gostou foi o Boff e o pessoal da sua esquerdista TL que apreciam mesmo é o relativismo e assuntos ligados a humanismos e sincretismos religiosos, como Mãe Terra, o "Xamã" que existe dentro de cada um de nós segundo suas teorias estranhas para quem teria sido cristão, e às ideologias marxistas e seu amado PT.
    No site midiasemmascara consta que a Teologia da Libertação foi obra prima da KGB para disseminar o marxismo nas Américas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Do mundo do devir ao Ser absolutamente absoluto: um itinerário do pensamento

A filosofia ocidental nasce da exigência de compreender o ser. Platão, diante do mundo sensível, marcado pelo devir, pela transformação incessante e pela imperfeição, percebeu os limites da realidade material. Para ele, o mundo visível não pode explicar-se por si mesmo: sua contingência só se torna inteligível à luz de um mundo superior, estável e perfeito — o mundo das Ideias. Assim, o imperfeito remete necessariamente ao perfeito. Aristóteles, discípulo de Platão, volta-se de modo mais atencioso para o mundo sensível. Não nega sua inteligibilidade, mas a fundamenta em princípios racionais: a substância, a forma, a matéria, as causas. O cosmos é compreensível porque é ordenado. Contudo, esse movimento ordenado exige um fundamento último que não se move: o motor imóvel. Aristóteles não o descreve como criador, mas como ato puro, causa final de toda realidade em movimento. Com o cristianismo, a intuição filosófica do Princípio se eleva a um plano novo. Antes de tudo, o cristianismo não ...

A parábola do pobre Lázaro e do rico epulão: um chamado à mudança de vida

O Evangelho deste domingo nos apresenta uma cena dramática e profundamente atual: à porta de um homem rico, que todos os dias se vestia de púrpura e linho e banqueteava esplendidamente, jazia um pobre chamado Lázaro, coberto de feridas, que desejava apenas as migalhas que caíam da mesa. Quando a morte chega para ambos, os papéis se invertem: o pobre é consolado no seio de Abraão, enquanto o rico se vê em tormento. Esta parábola pode ser contemplada a partir de dois pontos fundamentais para nossa vida cristã e comunitária. ⸻ 1. Relativizar sucessos e insucessos deste mundo A primeira lição do Evangelho é clara: nada neste mundo é definitivo. Os sucessos humanos — saúde, riqueza, fama, reconhecimento — são passageiros. Da mesma forma, os insucessos — pobreza, doença, sofrimento, abandono — não têm a última palavra. O rico epulão parecia vitorioso: rodeado de bens, de abundância e conforto. O pobre Lázaro, por sua vez, parecia derrotado: relegado à miséria, sem consolo humano. Mas a morte...

Teologia da libertação como parte, não como o todo da teologia

A teologia da libertação, surgida em solo latino-americano e desenvolvida em diálogo com a realidade concreta de nossos povos, apresenta diferentes correntes e matizes. Não se trata de um bloco único, mas de uma pluralidade de vozes que buscam responder à mesma interrogação: como anunciar o Evangelho em contextos marcados por graves injustiças sociais? Em linha de princípio, uma reflexão teológica voltada para a libertação é não apenas legítima, mas necessária e oportuna. Em países como os da América Latina, onde a desigualdade social é gritante, a fé cristã não pode se manter indiferente diante do sofrimento dos pobres e da exclusão das maiorias. A teologia da libertação, nesse sentido, cumpre uma função crítica: questiona as causas estruturais da injustiça, examina os mecanismos de opressão, avalia os meios adequados para a superação dessas situações e defende o direito dos povos a uma libertação não apenas espiritual, mas também econômica, social e política. Nessa linha, o Papa S. J...