A verdade se apresenta a nós em suas múltiplas facetas. Somente prestando atenção nos nossos limites, que são também a condição de possibilidade do nosso início e do nosso crescimento na busca da verdade, poderemos perceber que, para ser apropriada, a verdade requer de nós o tato de saber reconhecer nossa situação e de saber retornar sempre a ela para iluminá-la e enriquecê-la com o ganho de nossas buscas, encontros, diálogos e interpretações. Estamos no horizonte da verdade, mas cada um, cada povo ou cada época, está numa situação diversa. Daí que palavras como encontro e diálogo nos são necessárias para crescer neste horizonte a partir da nossa situação particular e para enriquecer-nos entre nós, enriquecendo também a nossa situação. O encontro entre as diversas situações promove a fusão de horizontes dentro do único horizonte da verdade.
Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos. 1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2). Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa
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