Pular para o conteúdo principal

Pingos de filosofia - Big bang e humildade humana

O universo, tal qual nós o conhecemos, surgiu há 13,7 bilhões de anos. Dado que hoje sabemos que o universo se expande, podemos retroceder no tempo e alcançar o seu nascimento no longínquo passado. Big bang é o nome que se reservou para a explosão inicial que colocou em marcha a expansão atual. A explosão surgiu a partir de uma realidade em que as leis atuais da física não existam. Aliás, o espaço e o tempo só começaram a existir com a explosão; antes não existiam. A essa realidade – inconcebível para os parâmetros atuais da física – os físicos dão o nome de singularidade inicial. Era, com efeito, uma singularidade, porque não possuía nem espaço nem tempo, mas se tratava de um pequeno ponto em que toda a energia e matéria do universo atual estavam concentrados.

Algumas questões se colocam se aceitamos essa teoria, que ficou conhecida como Teoria do Big Bang. O que havia antes do big bang? O que deu origem ao big bang? Pode-se dizer que foi Deus quem criou a singularidade inicial?

Sabemos que antes da grande explosão – big bang – existia a singularidade, mas a singularidade como tal não podemos aferrá-la com o aparato atual da física. Desse modo, do ponto de vista da física, não podemos dizer o que colocou em ação o processo do big bang. Só sabemos que a explosão aconteceu, mas não podemos descrever o tipo de realidade que existia antes e nos primeiríssimos instantes da explosão. Já se disse que se tratava de uma singularidade.

Para quem professa a existência de Deus, Ele é o criador de todo o universo e de todos os mundos que porventura existam. Como quer que seja, não sabemos se o universo teve a sua origem absoluta com a singularidade e com o big bang. Pode-se dar que este seja somente o universo que conhecemos, o nosso universo, antes do qual tenha havido outros, dos quais este nosso seria uma espécie de continuação. Antes do nosso universo pode ter havido inúmeros universos com suas inúmeras singularidades iniciais e seus inúmeros big bangs. Paralelamente a ele, ainda, pode haver outros mais. Quem sabe o nosso universo, depois de se expandir ao máximo de suas forças centrífugas, não passe a ser caracterizado por uma força de contração, centrípeta, até que tudo volte a cair e se condense sobre um pequeníssimo ponto? Seria o big crush, ao qual poderia suceder um novo big bang.

A dança cósmica pode parecer abissal, e causará, sem dúvidas, vertigens a quem a considera atentamente. Nós seres humanos somos minúsculas criaturas que vivem num planeta minúsculo em uma minúscula fração de tempo. A Terra é por demais pequena quando comparada aos outros corpos da nossa galáxia; e o que dizer em relação aos bilhões de galáxias que existem e se foram formando neste universo que deu os seus primeiros gritos de bebê há 13,7 bilhões de anos? Se os números e as dimensões nos assustam, deveria fazer-nos crescer em humildade a nossa pequenez diante de tamanho espetáculo cósmico. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir