quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

É rico o Vaticano?

Padre Elílio de Faria Matos Júnior

Certa vez, um amigo me perguntou o que se deveria responder àqueles que censuram a S. Igreja de ser muito rica, de modo especial o Vaticano. Eis um esboço de resposta:

O Vaticano não é rico. Frequentemente as contas fecham no vermelho. O dinheiro que chega ao Papa é, em grande parte, proveniente de doações.

Outra coisa são as obras de arte que estão em posse da Igreja no Vaticano, como os edifícios/arquitetura, estátuas, pinturas.... Essas tem um valor inestimável. Nem se pode calcular. Tais obras foram se acumulando ao longo da história da Igreja e hoje o Papa não pode se desfazer delas, nem seria desejável. Trata-se de bens culturais, que foram até proclamados "Patrimônio Comum da Humanidade".

A arte que vemos nas posses da Igreja pelo mundo inteiro é um modo que o espírito e a religiosidade de nossos antepassados encontraram de louvar a Deus. Hoje se louva o dinheiro e o consumo desenfreado. Quais são hoje os mais belos prédios de uma cidade? Os bancos e os shopping centers, o que mostra muito bem para onde o espírito do homem sem Deus está voltado em primeiro lugar: Mammona, dinheiro.

Eu, sinceramente, preferiria que ainda fossem as igrejas os prédios mais belos. As nossas igrejas são casas comuns, casas de fraternidade, casas da família de Deus na Terra, onde entram os ricos e os pobres, onde nos tornamos iguais em dignidade e comemos do mesmo Pão. A beleza das igrejas é a beleza dos pobres, sobretudo deles, que muitas vezes não podem entrar nos bancos ou nos shoppings.

Um comentário:

  1. Então a Igreja deveria vender suas obras de arte para "acabar com a fome no mundo" (como se a venda fosse acabar com a fome no mundo, e como se ela não fossem quem mais faz pelos pobres)?
    Mas... quem as compraria??
    O MET, de Nova York? O Louvre? O British Museum??
    Então por que essas instituições não aplicam o dinheiro que usariam para comprar as obras de arte do Vaticano e dão diretamente aos famintos???

    ResponderExcluir