Pular para o conteúdo principal

Tempo de conversão e de salvação

Iniciamos hoje, com a missa de imposição das cinzas, na Sé Catedral Metropolitana de Santo Antônio, em nossa querida Arquidiocese de Juiz de Fora, a Santa Quaresma. A Quaresma é o tempo propício de mudança radical de vida, de penitência, de oração sincera e de esmola.

Ouvimos hoje o apelo de Joel, um doce convite à conversão: "Voltai para mim de todo o coração"(cf. Jl 2,12-18). Diante dos bens efêmeros deste mundo somos chamados a virtude do desapego. Assim, somos chamados a pedir a Deus Pai: "Voltai para mim com todo o coração!" Deus, benigno e misericordioso, está sempre aberto para acolher e perdoar a todos os pecadores. Não há pecado, pessoal ou coletivo, que não é perdoado, bastando para isso a necessidade ingente de arrependimento, de emenda de vida e propósito de não mais pecar. Assim, esse tempo penitencial da Quaresma, é o tempo oportuno de voltar o olhar para Deus, restabelecer a fidelidade à Palavra da Vida, deixando-nos conduzir pela Palavra Viva, na busca do bem, da virtude e do que é sublime.

Num segundo momento, a liturgia deste início da Quaresma, somos convidados à Reconciliação. "Deixai-vos reconciliar com Deus"(cf. 2 Cor 5,20-6,2). O que é o pecado? São Paulo responde para nós que o pecado é um desacordo, um estado de inimizade, entre o homem e Deus. Por isso este afastamento de Deus deve ser superado, urgindo restabelecer a harmonia. Nesse sentido o tempo quaresmal é o momento propício para rever hoje a nossa relação pessoal, coletiva, comunitária, eclesial, familiar com Deus, porque esse é o tempo favorável, agora é o dia da Salvação.
.
Mateus enumera três graças que nos são oferecidos neste tempo da Quaresma: a esmola, a oração e o jejum. A Esmola, agradável a Deus, é aquela feita de maneira discreta, permanente, singela, entrando na dinâmica daquele que bate em nossa porta pedindo ajuda para as suas mais variadas necessidades. Por isso somos chamados a partilhar os dons e os bens que não somos donos, mas apenas administradores. A Oração é o encontro pessoal com o Senhor Deus. Um encontro que não se resume na repetição de orações, de fórmulas, ou na récita sem compromisso do Rosário. A Oração viva é aquela que se transforma em diálogo com Deus para entender e aceitar o seu projeto de salvação. Oração que é abertura do coração para dispor e acolher os planos de Deus em nós, sempre procurando o lugar exato da singeleza desse encontro generoso e santificador. Por fim vem o Jejum, como expressão da doce alegria da presença do Reino de Deus no mundo. O profeta Isaías no seu capítulo 58,1-12, expressa o modo correto de se fazer o jejum que agrada a Deus: "Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo o tipo de sujeição"(cf. Is 58,8).

Assim neste tempo penitencial ouçamos o apelo de São Clemente I, papa: "Obedeçamos, portanto, à sua excelsa e gloriosa vontade. Imploremos humildemente sua misericórdia e benignidade. Convertamo-nos sinceramente ao seu amor. Abandonemos as obras más, a discórdia e a inveja que conduzem à morte. Sejamos humildes de coração, irmão, evitando toda espécie de vaidade, soberba, insensatez e cólera, para cumprirmos o que está escrito. Pois diz o Espírito Santo: Não se orgulhe o sabido em sua sabedoria, nem o forte com sua força, nem o rico em sua riqueza; mas quem se gloria, glorie-se no Senhor, procurando-o e praticando o direito e a justiça"(cf. Jr 9,22-23; 1Cor 1,31).

Que este tempo da Quaresma, iniciado com o jejum e a abstinência de carne, nos fortaleça na prática da penitência para combater o espírito do mal e estabelecer entre nós a Fraternidade na Segurança Pública, porque somente haverá tranqüilidade social, "Quando a Paz é o Fruto da Justiça". Boa Quaresma! Que nossos fiéis procurem a confissão auricular para um boa confissão, espírito de arrependimento e de mudança de vida, nas busca da graça santificante para sermos discípulos-missionários de Jesus para que o mundo creia que Ele é o Senhor!

+ Eurico dos Santos Veloso
Administrador Apostólico de Juiz de Fora (MG).

Comentários

  1. Prezado irmão no sacerdócio parabéns pelo blog...tenha uma santa quaresma!
    Pe.Gilberto
    www.gilbertomoretto.zip.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir