Pular para o conteúdo principal

Deus no Novo Testamento

No centro do anúncio (kerigma) dos escritos do Novo Testamento está o mesmo Deus de Israel, que agora se mostra de forma inaudita como "Emanuel" (Deus conosco) através da pessoa e atuação de Jesus Cristo, que, por sua vida, morte e ressurreição, garante a todos a beleza da salvação e da plena realização humana na comunhão com Deus, o que desperta em nós "incondicional confiança justamente quando as possibilidades humanas desmoronam"[1]. A partir da perspectiva querigmática pós-pascal, o Novo Testamento procura, através dos evangelhos, reconstituir o seu fundamento, que está na atuação pré-pascal de Jesus.

Jesus não anuncia outro Deus senão Iahweh, o Deus de Abraão, Isaac e Jacó. A pregação de Jesus pressupõe a experiência de Deus que Israel fez em sua história, recordando explicitamente a profissão de fé característica dos israelitas: "O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus de todo coração..."[2]. Com efeito, podemos afirmar: "O Novo Testamento se instaura sobre a concepção da Divindade conhecida no Antigo e adorada como plenitude do ser, de verdade, de bem, origem e fim de todas as coisas"[3]. Estamos, pois, diante do mesmo Deus que atuou pelos patriarcas e profetas.

Entretanto, a partir dessa real continuidade, não ficou impedido que houvesse significativo aprofundamento pela revelação de algo inaudito sobre o mistério de Deus em si mesmo e em relação a nós. Referimo-nos à revelação da paternidade divina, tanto no plano insondável da vida divina (o Mistério trinitário) quanto no plano da Graça (o Mistério da adoção filial). Tal revelação sugere com vigor incisivo o que nos parece ser um dos nomes mais apropriados a Deus: "Deus é amor"[4].

É com freqüência nova e com novo sentido que Jesus chama a Deus de Pai nos evangelhos. Não resta dúvida que esta palavra - Pai - esteve realmente nos lábios de Jesus de modo freqüente e inaudito, integrando o que se convencionou chamar de ipsissima verba Iesu. De fato, a idéia de paternidade divina não é totalmente estranha ao Antigo Testamento e mesmo a outras religiões. O Antigo Testamento a utiliza algumas vezes para qualificar a relação entre Deus e seu povo ou Deus e os justos ou ainda entre Deus e o messias, tendo como base a teologia da Aliança[5]. Em outras religiões, a idéia aparece com conotações míticas, naturistas e panteístas; entre os gregos, com a expressão pai, enuncia-se de modo metafórico o governo divino, de modo que Zeus, o soberano universal, é intitulado o "pai dos deuses e dos homens".

O judaísmo do tempo de Jesus também invocava a Deus como Pai; entretanto, a essa invocação estava sempre associada uma atitude marcada por respeitosa distância, e, assim, procurava-se evitar qualquer confusão com o pai terrestre[6].

Jesus, de modo diverso, valeu-se, no relacionamento com Deus, da maneira como as crianças dirigiam-se a seu pai: Abbá[7] (meu pai, papai), indicando, com isso, a peculiaridade inaudita de sua postura para com Deus, carregada de intimidade e de absoluta confiança.

Jesus, é verdade, "não diminuiu de forma alguma o respeito religioso"[8] devido a Deus reconhecendo-lhe o senhorio universal, mas convidou os seus discípulos a também tratá-lo como Pai[9]. Com isso, Jesus procurou inculcar a bondade de Deus, sua inclinação ao perdão e sua solicitude sempre pronta a atender. Deus supera, de muito, os pais humanos: "Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"[10]. A paternidade de Deus para com os homens é anunciada através de muitas parábolas, entre as quais se destaca a do Pai misericordioso[11]. "A verdade é que Jesus, mantendo a noção de senhorio divino, a associa - e como a subordina - à do bom Pai: 'Pai... venha a nós o vosso reino', 'não temais... foi do agrado de vosso Pai dar-vos o seu Reino'"[12].

Essa imagem paterna de Deus está estreitamente ligada à mensagem escatológica de Jesus: todos são convidados a procurar em primeiro lugar o Reino de Deus; todo o mais virá por acréscimo. Escolhe-se o Reino optando pelo próprio Jesus, e os que crerem em sua mensagem serão recompensados além do merecido[13]. Deus quer salvar a todos, quer que todos tenham vida e a tenham em abundância[14].

A Revelação neotestamentária completa-se com a revelação do excelso Mistério da vida íntima de Deus, o Mistério da Santíssima Trindade. Deus, embora único, é Pai, Filho e Espírito Santo. Este é o mistério central da fé cristã, o que a distingue das demais religiões monoteístas, sem o qual o entendimento do plano salvífico de Deus, que é Trindade, ficaria comprometido.

A revelação do mistério da Santíssima Trindade é obra do Novo Testamento selado em Cristo Jesus[15]. De fato, o Filho revela o Pai que o enviou e promete o dom do Espírito Santo, o Paráclito, quando tiver regressado ao Pai. Evidentemente, a revelação trinitária no Novo Testamento não se deu de forma sistemática, isto é, não foi enunciada expressamente como depois o seria pela Igreja: "três hipóstases (ou pessoas) e uma só essência (ou substância)". Todavia, há um conjunto de afirmativas e atestações da presença da Tríade divina na história da salvação. O Mistério da vida íntima de Deus manifesta-se-nos no seu atuar na história em vista de nossa salvação.

Em primeiro lugar, vemos, no plano histórico, a atuação de dois Enviados que procedem de Deus: o Filho que, por sua vida, ensinamentos, paixão, morte e ressurreição, revela sua identidade divina; em seguida, o Espírito Santo, presente na Encarnação, no Batismo e na atuação de Jesus, Espírito que é prometido pelo Filho como dom, cuja força impulsiona a primitiva comunidade dos discípulos a testemunhar com destemor a nova e definitiva Aliança selada em Jesus.
.
A intimidade de Jesus para com o Pai e sua pretensão inaudita de ser o único a conhecer verdadeiramente o Pai, o que dificilmente poderia ser atribuído à invenção da comunidade dos discípulos, sugere uma relação única com Deus, ultrapassando o plano meramente humano: "Todas as coisas me foram dadas por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar"[16]. Ora, é esse mesmo Jesus, que conhece o Pai como ninguém, que promete o Paráclito para que a obra da salvação tenha seguimento.
.
Em segundo lugar, a consciência dos que assistem à manifestação histórica de Deus colocará a pergunta pela realidade de Deus em si mesmo, pergunta que foi sendo respondida de forma gradual e com linguagem nem sempre perfeita[17].

Em síntese, o Novo Testamento fala explicitamente de três Sujeitos divinos na obra da salvação. Três Sujeitos intimamente unidos, mas distintos entre si. A fórmula de Mateus é paradigmática: "Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo"[18]. O monoteísmo do Antigo Testamento é afirmado com toda clareza no Novo Testamento, embora aqui se fale dos Divinos três. A conciliação dos elementos aparentemente contraditórios de tal mistério requisitará o esforço reflexivo da Igreja dos primeiros séculos.

O mistério da Santíssima Trindade é, pois, central para a fé cristã. Não resulta de meras reflexões abstratas, mas, antes, tem seu ponto de partida na autocomunicação de Deus na história salvífica. Sem esse mistério, a fé cristã seria mutilada em suas afirmações fundamentais. É a partir do modo como Deus se revelou na história que ascendemos à consideração do que Deus é em si mesmo. Deus se revelou atuante na história como Pai, Filho e Espírito (Trindade econômica); logo, Deus é em si mesmo Pai, Filho e Espírito (Trindade imanente). Pois ele não se revelaria de maneira distinta do que ele é em si mesmo desde toda a eternidade.
.
Padre Elílio de Faria Matos Júnior

[1] Sattler, Dorothea; Schneider, Theodor. Doutrina sobre Deus. In: Schneider, Theodor (org.). Manual de dogmática. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002, vol. I, p. 78.
[2] Mc 12,29.
[3] Gomes, Cirilo Folch. Riquezas da mensagem cristã. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen Christi, 1981, p. 120.
[4] 1Jo 4,8.
[5] "Vós, Iahweh, sois nosso Pai, nosso Redentor. Este é o vosso nome desde os tempos imemoriais. Por que, Iahweh, permitis que andemos errantes, longe de vossas vias, com o coração insensível ao vosso temor?" (Is 63,16).
[6] Deus (NT). In: Bauer, Johannes B (dir). Dicionário bíblico-teológico. São Paulo: Loyola, 2000, p. 104.
[7] Cf. Mc 14,36
[8] [8] Deus (NT). In: Bauer, Johannes B (dir), op. cit., p. 102.
[9] Cf. Mt, 6; Lc 11,1ss.
[10] Lc 11,13.
[11] Cf. Lc 15,11-32.
[12] Gomes, Cirilo Folch, op. cit., p. 123.
[13] Cf. Lc 17,7-10; Mt 20,1-15.
[14] Cf. Jo 10,10.
[15] "Recorda nosso Catecismo no n. 237 que a Trindade é um mistério de fé no sentido estrito, um dos "mistérios escondidos em Deus, que não podem ser conhecidos se não forem revelados por Deus (cf. Vaticano I, DS 3015). Deus deixou, sem dúvida vestígios do seu ser trinitário na obra da Criação e na sua Revelação ao longo do Antigo Testamento; mas, continua nosso Catecismo, a intimidade de seu Ser como Santíssima Trindade constitui um mistério inacessível à pura razão e até mesmo à fé de Israel antes da Encarnação do Filho de Deus e da missão do Espírito Santo. Só com a vinda do Verbo em Jesus de Nazaré recebemos as primeiras insinuações sobre a pluralidade das pessoas em Deus. Garante-nos o evangelista São João que 'a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus: o Filho único, que é Deus, que está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer' (Jo 1,17-18)" (Kloppenburg, Boaventura. A Trindade. O amor em Deus. Petrópolis: Vozes, 1999, p.27-28).
[16] Mt 11,27.
[17] "Este processamento da revelação inclui a tomada de consciência gradual, por parte dos que o assistem e o testemunham, sendo compreensível que, ao interpretá-lo, não possuam desde logo enunciados perfeitos... Mas estas imperfeições de linguagem se explicam a partir do enfoque primariamente histórico ou 'econômico' do mistério, de sua abordagem 'de baixo para cima'; e da necessidade de se afirmar o monoteísmo, exprimindo-se portanto a divindade de Cristo e do Espírito sob o ângulo básico de suas procedências de Deus Pai" (Gomes, Cirilo Folch, op. cit., p. 129).
[18] Mt 28,19.

Comentários

  1. Realmente Javé( Iahweh ) o Deus dos Judeus é o Mesmo Deus dos Cristãos.porem os Cristão seguindo o exemplo de Jesus passaram a chamar Javé de Deus,Pai e Senhor.por que Jesus chamou a Deus de Deus,Senhor e Pai.

    ResponderExcluir
  2. Javé é o Nome de Deus.

    Enciclopédia Judaica de 1901, Volume 12, Página 119, Afirma.


    Torna-se ASSIM Possível determinar com um grau razoavel de uma Certeza de Pronúncia Histórica fazer Tetragrammaton, OS Resultados concordam com a Afirmação de ex. iii. 14, EM que YHWH termos Ele MESMO. "Eu Serei", Uma frase Opaco E imediatamente SEGUIDA Pela Mais Completa Expressão "Eu Vou Ser Que Vou Ser", ou, Como NAS versões los Inglês, "Sou eu" e "Eu sou o Que Sou." O nome é adequadamente Derivada da Raiz (=), e e considerado Como hum imperfeito This Passagem E DECISIVA parágrafo um de Pronúncia "Yahweh".; Para a Etimologia FOI, SEM Dúvida, baseado na Palavra conhecida.


    A Enciclopédia Judaica, Volume 7, pagina 680, Afirma AINDA Este Fato.
    A Verdadeira de Pronúncia fazer nomo YHWH Nunca FOI perdido. Vários Escritores Gregos da Igreja Cristã testemunhar Que o Nome era pronunciado "Yahweh". Isto É Confirmado, Pelo Menos Para um vogal da sílaba Primeira fazer nome, Pela forma Mais Curta Yah, o que as Vezes E USADO na poesia (POR Exemplo, Ex. 15:02) EO yahu ou yah, que servir Como a sílaba final em muitos Nomes hebraicos.

    A Enciclopédia Britanica, Volume 23, Página 867, confirmação Este Fato.

    Yahweh, o nome Proprio de Deus de Israel; ele é Composto de Quatro consoantes (YHWH) EM hebraico e, portanto, é Chamado o Tetragrammaton ...

    Yahweh é transliterado em Português Javé.por isso Javé é o Nome de Deus. Javé é o Deus Vivo e Eterno,O Todo-Podersos,o Deus Uno,O nosso Pai.aquele que Jesus chamava de Pai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ponderações sobre o modo de dar ou receber a sagrada comunhão eucarística

Ao receber na mão o Corpo de Cristo, deve-se estender a palma da mão, e não pegar o sagrado Corpo com a ponta dos dedos.  1) Há quem acuse de arqueologismo litúrgico a atual praxe eclesial de dar ou receber a comunhão eucarística na mão. Ora, deve-se observar o seguinte: cada época tem suas circunstâncias e sensibilidades. Nos primeiros séculos, a praxe geral era distribuir a Eucaristia na mão. Temos testemunhos, nesse sentido, de Tertuliano, do Papa Cornélio, de S. Cipriano, de S. Cirilo de Jerusalém, de Teodoro de Mopsuéstia, de S. Agostinho, de S. Cesário de Arles (este falava de um véu branco que se devia estender sobre a palma da mão para receber o Corpo de Cristo). A praxe de dar a comunhão na boca passou a vigorar bem mais tarde. Do  concílio de Ruão (França, 878), temos a norma: “A nenhum homem leigo e a nenhuma mulher o sacerdote dará a Eucaristia nas mãos; entregá-la-á sempre na boca” ( cân . 2).  Certamente uma tendência de restringir a comunhão na mão começa já em tempos pa

Considerações em torno da Declaração "Fiducia supplicans"

Papa Francisco e o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé Este texto não visa a entrar em polêmicas, mas é uma reflexão sobre as razões de diferentes perspectivas a respeito da Declaração Fiducia supplicans (FS), do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, publicada aos 18 de dezembro de 2023, permite uma benção espontânea a casais em situações irregulares diante do ordenamento doutrinal e canônico da Igreja, inclusive a casais homossexuais. O teor do documento indica uma possibilidade, sem codificar.  Trata-se de uma benção espontânea,  isto é, sem caráter litúrgico ou ritual oficial, evitando-se qualquer semelhança com uma benção ou celebração de casamento e qualquer perigo de escândalo para os fiéis.  Alguns católicos se manifestaram contrários à disposição do documento. A razão principal seria a de que a Igreja não poderia abençoar uniões irregulares, pois estas configuram um pecado objetivo na medida em que contrariam o plano divino para a sex

Absoluto real versus pseudo-absolutos

. Padre Elílio de Faria Matos Júnior  "Como pensar o homem pós-metafísico em face da exigência racional do pensamento do Absoluto? A primeira e mais radical resposta a essa questão decisiva, sempre retomada e reinventada nas vicissitudes da modernidade, consiste em considerá-la sem sentido e em exorcisar o espectro do Absoluto de todos os horizontes da cultura. Mas essa solução exige um alto preço filosófico, pois a razão, cuja ordenação constitutiva ao Absoluto se manifesta já na primeira e inevitável afirmação do ser , se não se lança na busca do Absoluto real ou se se vê tolhida no seu exercício metafísico, passa a engendrar necessariamente essa procissão de pseudo-absolutos que povoam o horizonte do homem moderno" (LIMA VAZ, Henrique C. de. Escritos de filosofia III. Filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997). Padre Vaz, acertadamente, exprime a insustentabilidade do projeto moderno, na medida em que a modernidade quer livrar-se do Absoluto real, fazendo refluir